A falta de planejamento, a visão de curto prazo e a alocação indevida dos investimentos são os principais fatores que acabam desacreditando o segmento. Pense no cenário de um varejista que investe R$ 500 mil para abrir uma loja em um shopping, pagando pelo ponto, instalações, reforma, equipamentos, decoração, etc. Sendo que, essa loja terá seu ponto de equilíbrio no 18o mês e o investimento terá um retorno médio de 36 meses. Agora, como investindo menos, pode-se faturar mais, atingir o ponto de equilíbrio no 3o mês e recuperar o investimento em 12 meses? A resposta poderia ser "abrindo uma loja virtual". E, de fato que esse tipo de cenário ainda é fomentado por meia dúzia de estórias de sucesso de empresas que começaram em uma garagem e hoje faturam centenas de milhões ou até bilhões.
Contudo, voltando para nossa realidade, se você quer abrir um negócio que pode faturar 10 vezes mais que a sua maior loja física, a lógica seria investir 10 vezes mais. Sim, é isso mesmo. Você só terá resultados se fizer o investimento correto. Os ativos do varejo tradicional podem ser resumidos ao ponto (localização das suas lojas) e a marca. Já no novo varejo o principal ativo será sua base de clientes. Conseguir fidelizar seus clientes diluindo seu custo de aquisição considerando um ciclo de relacionamento de longo prazo será a chave para o sucesso. A recorrência de compra unida a convergência dos canais é o futuro do e-commerce saudável.
As principais tendências em como oferecer a melhor experiência de compra através de uma estratégia omni-canal estão nos países onde a penetração do volume de vendas online é maior, como Inglaterra e Estados Unidos. Do simples universo dos cupons de desconto, aos programas de fidelidade que vão de farmácias a lojas de roupas e até restaurantes. O novo conceito de "Showrooming" com lojas físicas sem estoque, reduzindo o custo de ocupação e inventário. Enfim, a receita até parece fácil, mas depende de muito estudo e trabalho duro para ser bem executada. Conhecer muito bem as competências desse novo varejo, estudar a fundo os casos de quem está tendo sucesso, saber tropicalizar a informação e adapta-la ao seu negócio fará você vencer os desafios e estar preparado para o futuro.