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Organize o calendário de ações promocionais de 2022

Por: Paulo Henrique Dias

Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

De acordo com dados do Mastercard SpendingPulse, índice que mede as vendas no varejo físico e eletrônico no Brasil, o e-commerce brasileiro cresceu 39,4% em outubro de 2021 quando comparado ao mesmo mês de 2019, período pré-pandemia.

O dado ilustra o quanto o comércio eletrônico se desenvolveu nos últimos anos no Brasil, um processo acelerado pela pandemia. Para 2022, especialistas esperam uma consolidação do e-commerce como alternativa de compra favorita de milhões de brasileiros, além do crescimento das vendas em diversos setores como eletrônicos, móveis e cosméticos.

Organizar ações promocionais para o ano que está começando é fundamental tanto para aqueles que começaram a vender online há pouco tempo quanto para quem já está no mercado há anos. A seguir, confira algumas dicas de como planejar o calendário 2022 de ações de marketing e vendas da sua loja virtual.

Como é feito o calendário de ações promocionais?

Para criar um calendário de ações promocionais, o lojista precisa analisar o ano como um todo e depois quebrá-lo em períodos menores, visando facilitar o planejamento estratégico.

Planejamento anual

Nesta fase macro, o empreendedor deve mapear as datas comemorativas de 2022 que fazem sentido para seu negócio e indicar se pretende realizar ações promocionais nesses períodos. Se houver alguma data que renda estratégias mais elaboradas, como a criação de um evento, por exemplo, é importante já sinalizar desde cedo, mesmo que a organização só comece mais para frente;

Planejamento trimestral

Foque nas ações promocionais do trimestre, planejando-as detalhadamente. É o momento de definir quais serão as estratégias usadas, quais profissionais estarão envolvidos, quais vantagens serão oferecidas aos clientes e quais ações de marketing serão aplicadas para comunicar as promoções. Esse tipo de planejamento é feito com antecedência. Ou seja, antes de terminar um trimestre, o lojista já deve estar olhando para o período seguinte.

Planejamento mensal

Afunilando ainda mais o planejamento, aqui olhamos para o mês da ação (geralmente planejado no mês anterior). Quais serão as estratégias nas redes sociais? Haverá investimento em mídia paga? Contratação de influenciadores? Em qual período do mês a campanha será veiculada? Qual será o período de validade das ações promocionais? O planejamento mensal precisa responder todas essas perguntas.

Entendeu a dinâmica? Primeiro olhamos para o ano inteiro, depois escolhemos as datas que renderão ações promocionais, começamos a planejar as atividades do trimestre seguinte e, por fim, a executar as estratégias que farão as coisas acontecerem.

Imagem de uma jovem fazendo anotações em frente a um notebook

Quais as datas comemorativas importantes para o e-commerce em 2022?

Para ajudar em seu planejamento anual, confira as datas comemorativas importantes para o e-commerce brasileiro em 2022 e que podem render ações promocionais na sua loja virtual:

JANEIRO

  • 07 – Dia do Leitor

FEVEREIRO

  • 14 – Dia de São Valentim | Valentine’s Day
  • 19 – Dia do Esportista
  • 26 de fevereiro a 1º de março – Carnaval 2022

MARÇO

  • 08 – Dia Internacional da Mulher
  • 15 – Dia do Consumidor
  • 20 – Início do Outono

ABRIL

  • 15 – Sexta-feira Santa – Feriado Nacional
  • 17 – Páscoa
  • 13 – Dia do Beijo
  • 23 – Dia Mundial do Livro
  • 21 – Tiradentes – Feriado Nacional
  • 25 a 30 – Semana do Frete Grátis

MAIO

  • 01 – Dia do trabalho – Feriado Nacional
  • 08 – Dia das Mães**
  • 25 – Dia do orgulho nerd

JUNHO

  • Mês inteiro – Festas Juninas
  • 12 – Dia dos Namorados
  • 16 – Corpus Christi – Feriado Nacional
  • 21 – Início do Inverno
  • 24 – Dia de São João
  • 28 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

JULHO

  • 13 – Dia do Rock
  • 19 – Dia do Futebol
  • 26 – Dia dos Avós
  • 30 – Dia internacional da Amizade

AGOSTO

  • 09 – Dia dos Povos Indígenas
  • 14 – Dia dos Pais
  • 15 – Dia da Informática

SETEMBRO

  • 07 – Independência do Brasil – Feriado Nacional
  • 15 – Dia do Cliente
  • 22 – Início Primavera

OUTUBRO

  • 01 – Dia Internacional da Música
  • 04 – Dia mundial dos Animais
  • 09 – Dia do Atletismo
  • 12 – Dia das Crianças/Nossa Senhora Aparecida – Feriado Nacional
  • 15 – Dia dos Professores
  • 30 – Dia da Decoração
  • 31 – Halloween

NOVEMBRO

  • 01 – Dia do Veganismo
  • 02 – Finados – Feriado Nacional
  • 11 – Dia dos solteiros
  • 15 – Dia da Proclamação da República – Feriado Nacional
  • 20 – Dia da Consciência Negra
  • 25 – Black Friday 2022
  • 28 – Cyber Monday 2022

DEZEMBRO

  • 03 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
  • 21 – Início do Verão
  • 25 – Natal – Feriado Nacional
  • 26 – Boxing day

Nem todas as datas comemorativas rendem ações promocionais para o seu negócio. Para aumentar as chances de sucesso, é importante escolher aquelas que têm relação com seu ramo de atuação e que podem render boas campanhas.

Planner 2022: um documento que pode ajudar!

Um Planner 2022 é um documento online (que pode ser baixado e impresso gratuitamente) e que reúne todas as datas descritas acima e ainda espaços para que o lojista possa preencher com palavras-chave, ações promocionais e outras informações que o ajudarão a ter uma visão mais organizada do ano que está começando.

Usar um planner pode te ajudar a:

  • organizar melhor o tempo;
  • aumentar a produtividade;
  • distribuir as tarefas;
  • ter uma visão geral da semana, do mês e do ano;
  • lidar com a ansiedade, pois contribui para a sensação de que as coisas estão sob controle.

Confira um exemplo de planner mensal:

Imagem de um calendário

O planner facilita tanto a organização anual da loja virtual quanto a descrição das ações diárias, semanais e mensais. Dividido por meses, esse documento pode ser usado por toda a equipe para que todos tenham a mesma visão do que está sendo planejado e o que precisa ser executado a curto, médio e longo prazo.

Cada membro da equipe pode usar o planner 2022 da maneira que fizer mais sentido para suas atividades. Por exemplo, o profissional que cuida das redes sociais pode aproveitar o espaço para descrever quais serão os posts diários nas redes sociais. Pode ainda sinalizar qual será o período de divulgação de ações promocionais e o que será feito.

É muito importante contar com um documento do tipo, pois ele ajuda o lojista e sua equipe a terem uma visão completa do que todos estão fazendo (e do que precisará ser feito em breve) para tornar as ações promocionais um sucesso!

Se você nunca usou um planner para organizar suas atividades, aproveitar o começo de ano é uma ótima oportunidade para testar e incorporar esse método de planejamento a sua rotina!