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Frete promocional ajuda a atrair público para sua loja online

Por: Paulo Henrique Dias

Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

Usar o frete promocional como parte das campanhas de atração de público pode ser uma ação muito inteligente, ainda mais considerando o quanto o valor da entrega impacta na concretização das vendas. Mas, para ser efetiva, essa estratégia precisa ser bem planejada, visando atingir seu objetivo sem comprometer a saúde financeira do negócio.

Um levantamento realizado pelo software SEMrush mostrou que “frete grátis” e “desconto” são os termos que mais chamam a atenção dos consumidores brasileiros. Para fazer a análise, a plataforma usou como amostra os 100 maiores e-commerces e marketplaces do país e cruzou dados de tráfego dos usuários em buscadores como o Google e em outros canais, além de informações sobre o comportamento do consumidor online.

Em outra pesquisa, o relatório Webshoppers 2021, divulgado pela Ebit|Nielsen, mostrou que o valor do frete é uma questão bastante importante para o consumidor. Segundo o documento, quanto mais caro o valor da entrega, maior tende a ser a taxa de reclamações dos clientes.

Sendo assim, usar o frete promocional como ferramenta de atração do público tem muitas chances de gerar resultados rápidos e turbinar as vendas. No entanto, o lojista precisa avaliar se a estratégia é viável para seu negócio.

Campanhas de frete promocional: o que levar em consideração?

É preciso analisar alguns fatores antes de simplesmente começar uma campanha de frete promocional ou gratuito. Isso porque existem várias possibilidades de estruturar uma ação, cada qual focada em um tipo de público e objetivo.

Campanhas de frete expresso

O frete expresso é uma modalidade de entrega que prioriza a agilidade. Exemplos no mercado são o serviço SEDEX, dos Correios, Express, da Jadlog e Amanhã, da Azul Cargo Express.

Por que investir em entrega expressa? Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC apontou que 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receberem suas encomendas no menor tempo possível.

De olho nesse público, uma alternativa para atrair clientes para sua loja virtual é criar uma campanha de frete expresso, ou seja, que dê destaque para a agilidade da entrega. Como há muitas questões logísticas envolvidas nesse tipo de ação, é provável que ela não consiga ser aplicada a todo o território nacional.

Vale a pena analisar se esse tipo de frete promocional poderia gerar apelo junto a seu público-alvo. Talvez seja interessante aplicar a estratégia apenas em alguns produtos – aqueles que o consumidor gostaria de ter em mãos o mais rápido possível. E-commerces de itens básicos e essenciais também podem se beneficiar bastante desse tipo de ação.

Mas, mesmo que não haja espaço para essa campanha de frete promocional, é sempre importante oferecer opções de frete expresso para o cliente. Dessa maneira, aqueles que priorizam agilidade em detrimento ao preço da entrega podem ser devidamente atendidos.

Campanhas de frete grátis

Como você observou na abertura deste artigo, o termo “frete grátis” enche os olhos do consumidor brasileiro. Também pudera, não são raros os casos onde o valor do frete chega perto ou até mesmo supera o valor do produto.

De acordo com pesquisa do Moosend, o preço do frete é o principal fator que leva ao abandono de carrinho, sendo responsável por 60% das desistências. Neste sentido, campanhas de frete grátis costumam atrair um volume altíssimo de vendas e novos clientes, mas devem ser conduzidas com máxima atenção.

A primeira coisa que você deve ter em mente se estiver pensando em estruturar uma campanha de frete grátis é: ela precisa ter data definida para começar e para terminar. O gatilho da escassez é muito importante para que o cliente entenda que a entrega gratuita é um bônus, não uma condição permanente. Uma ação bastante efetiva é colocar um cronômetro visível no site, indicando que a oportunidade está acabando.

Outra questão importante é avaliar a viabilidade financeira dessa estratégia de frete promocional. Quando o lojista oferece frete grátis, a entrega é livre de custos apenas para o cliente, pois o empreendedor precisará absorver esses gastos. Logo, fazer a projeção das vendas previstas e do quanto espera-se gastar com a estratégia é muito importante.

Algumas alternativas são: oferecer frete grátis apenas em uma data especial (Dia do Frete Grátis é uma boa data para isso), oferecer entrega gratuita apenas para determinada região (onde os custos da entrega são mais baixos e mais fáceis de prever) ou oferecer entrega grátis apenas para compras acima de determinado valor (geralmente mais alto do que o ticket médio da empresa).

Campanhas de frete promocional fixo

Se por um lado o frete grátis é uma estratégia arriscada e complexa, por outro há uma opção de frete promocional que talvez seja mais viável a pequenos e médios e-commerces: as campanhas de entregas com valor fixo.

Quando oferecer o frete fixo? O mais comum é limitar esse benefício a determinadas regiões, pois o custo do frete é mais previsível. Nesses casos, o gatilho da escassez também pode ser usado para potencializar a campanha, restringindo a ação a um determinado período.

Campanhas “clique e retire”

A integração dos diversos canais de venda da empresa é uma tendência de mercado que chegou para ficar. É o que chamamos de omnichannel, ou seja, oferecer ao cliente a possibilidade de comprar em diversos canais e escolher a forma de entrega que melhor atende suas necessidades.

Se a sua loja possui unidade física, o modelo de venda “clique e retire”, onde o consumidor compra pela internet e pode retirar o produto em uma loja no mesmo dia, é uma excelente maneira de baratear (ou mesmo anular) o valor da entrega sem recorrer ao frete promocional, evitando comprometer as contas da empresa sem afetar a expectativa do cliente.

Há ainda as empresas que não possuem loja física mas firmam parcerias com pontos de retirada para oferecer essa opção ao cliente. No mercado internacional, esse tipo de estratégia logística é chamado de click and collect.

No Brasil, tal comodidade geralmente está restrita a grandes e-commerces. Mas nada impede que negócios menores estudem a viabilidade de implantação de um modelo do tipo.

A importância do frete promocional para o crescimento do negócio

Diversas pesquisas mostram que o valor do frete é um dos maiores empecilhos para o cliente finalizar a compra na loja online. Logo, criar campanhas de frete promocional pode projetar mais rapidamente pequenos e médios negócios, ajudando a atrair novos consumidores e conquistar mercados.

Mas essa não é a única maneira de baratear o custo do frete. Há alternativas no mercado que centralizam a cotação e contratação de fretes em diferentes transportadoras usando uma mesma plataforma. Isso permite que o lojista economize e também possa oferecer opções de entrega ao cliente, que está cada vez mais exigente.

Em todo caso, campanhas de frete promocional são ferramentas importantes tanto de vendas quanto de marketing. Ter essa opção sempre em mente e planejá-la com bastante antecedência pode potencializar os resultados da organização.