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Online e offline: como seu e-commerce deve se comunicar

Por: Fatima Bana

Com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está a frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth.

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Nos dias atuais, vivemos um momento fascinante no mundo do marketing. Por um lado, temos acesso a uma ampla gama de tecnologias que nos permitem alcançar os consumidores com mensagens personalizadas e direcionadas; por outro, a diversidade das audiências em vários canais demanda que as marcas criem mensagens coesas e integradas, proporcionando uma experiência consistente aos seus públicos-alvo.

Integração entre loja física e online com celular, notebook e sacola.
Imagem gerada por IA.

Qual o grande desafio de integrar a comunicação entre o mundo virtual e o mundo real sem comprometer a identidade da marca e a personalização adequada para cada ambiente?
É fundamental ajustar as mensagens de acordo com cada plataforma específica devido às suas características individuais, no entanto, é crucial manter consistente a identidade da marca ao fazê-lo.

Compreendendo os pontos de contato do cliente

Portanto, para ter uma estratégia assertiva que englobe a integração do online com o offiline, o primeiro passo consiste em compreender onde os clientes interagem com a sua marca. Reconheça os momentos cruciais de interação, desde o primeiro contato online até o momento de compra.

Marcas de sucesso conseguem se destacar por saberem utilizar dados para melhorar as experiências dos clientes de forma integrada. Combine informações do CRM com sistemas de pagamentos e ferramentas de automação de marketing para desenvolver promoções e comunicações consistentemente em diversos canais.

O planejamento de uma campanha de comunicação que envolva tanto o ambiente online quanto o offline deve levar em consideração as características distintas de cada plataforma, personalizando a mensagem para cada uma delas, porém sem perder a consistência da narrativa.

Tecnologias para integração digital e física

Formas de integrar os mundos digital e físico incluem códigos QR em materiais impressos e ligamentos diretos para marcar consultas presenciais nas redes sociais e realidade aumentada em lojas físicas.

Indicadores-chave de desempenho, como taxa de conversão entre diferentes canais e tempo médio de interação no ambiente omnichannel, são fundamentais para melhorar a estratégia de negócios.

No mundo do marketing, há uma ênfase na compreensão do comportamento humano acima de tudo. Por isso, é imprescindível mapear os fluxos dos consumidores por meio dos diferentes canais. E, para se fazer isso com precisão, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas.

Não se trata de optar entre o online e o offline, mas sim de estabelecer uma relação de complemento e sinergia entre eles.

O amanhã será das marcas que compreenderem que o consumidor não se preocupa com “canais”, mas sim com vivências significativas – marcar presença nos lugares certos, onde os consumidores se encontram de maneira fluidamente integrada e natural, é a chave para campanhas eficientes.