- Reter clientes pode custar até 5 vezes menos do que prospectar novos clientes.
- Perde-se, em média 10% de clientes por ano. A redução desse número pode aumentar os lucros de 25% a 85% ao ano.
- A taxa de lucro aumenta por tempo de permanência do cliente fidelizado.
- O pós-venda eficaz é bom marketing para a sua loja virtual
- Um cliente satisfeito com o atendimento pós-venda irá compartilhar (com amigos, família, colegas) a boa experiência que obteve em sua loja. O contrário também é válido, caso a experiência não tenha sido positiva, certamente tentará convencer seus contatos a não fazerem negócios com a loja em questão. Basta dar uma olhadinha no site Reclame Aqui que você já verá o que acontece.
O papel do pós-venda na fidelização dos clientes da sua loja virtual
A lealdade dos consumidores em relação às marcas está cada vez menor. Há mais oferta no mercado, a concorrência está mais acirrada e os clientes estão mais exigentes. Eles querem mais que um bom preço ou um produto de qualidade. O cliente hoje exige envolvimento da empresa durante a sua compra, comportamento ética, e satisfação garantida.
O mercado e as necessidades do consumidor mudam cada vez mais rápido e a maior oportunidade que as empresas possuem de fidelizar este cliente tão volátil é o pós-venda. Deve-se pensar no atendimento pós-venda de hoje como uma venda garantida amanhã, e uma recomendação que vai trazer para o seu negócio ainda mais clientes.
Que tal algumas boas ideias de como conquistar um pós-venda de sucesso? Vamos lá:
Por que devo fidelizar clientes?
A resposta para esta questão é simples: por que é mais barato. Segundo Kotler, guru do marketing: