A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, coordenou no Brasil uma pesquisa mundial sobre data driven marketing, ou marketing orientado a dados. O estudo entrevistou mais de 3.000 profissionais da área e teve o objetivo de ajudá-los a entender e agir de acordo com as oportunidades, desafios e a dinâmica do mercado, comprovando a crescente importância dos dados para suas iniciativas.
Os resultados completos estão publicados no relatório, The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, da Global DMA (uma aliança de mais de 25 associações de marketing independentes ao redor do mundo) e do Winterberry Group (uma consultoria estratégica especializada em publicidade, marketing, mídia e informação com sede nos EUA).
Mercado em alta
Mais de três quartos (77,4%) dos participantes disseram que estão confiantes na prática do marketing orientado a dados e em suas perspectivas de crescimento futuro. Embora a resposta tenha sido bastante consistente ao redor do mundo, os participantes de mercados emergentes – incluindo Índia, Brasil e África do Sul – avaliaram seu otimismo em níveis mais elevados do que seus colegas de outros lugares.
Verbas maiores
Globalmente, 63,2% dos participantes relataram que seus investimentos em marketing orientado a dados cresceram ao longo do último ano – somando-se a outros 10% (73,5 % do painel) que esperam que cresça mais uma vez ao longo do próximo ano.
Data data data
Os cinco canais promocionais que capturaram a maior parte das novas verbas ou das verbas que cresceram ao longo do último ano – conteúdo de websites/e-commerce, mídias sociais, mobile, busca paga e publicidade online display – são todas nativas do mundo digital.
It’s all about the clients
A maioria dos participantes do painel global (52,7%) disse que a “demanda para entregar comunicações mais relevantes/mais ‘centrada no cliente’” está entre os fatores mais importantes que determinam os investimentos relacionados a dados, superando todas as outras
E no Brasil?
O crescimento dos gastos em data driven marketing no Brasil durante o ano passado aumentou em sua maior parte através de canais digitais (experiência do usuário em websites e e-commerce, mídias sociais, publicidade display digital e móvel), com taxas de crescimento do investimento ultrapassando as médias globais. Os entrevistados esperam que os altos níveis de crescimento dos gastos continuem durante o próximo ano.
– 76,4% dos entrevistados brasileiros indicaram que dados são importantes para seus esforços de publicidade e marketing e 88,6% disse que estão ficando mais importantes.
– Os participantes brasileiros estão otimistas sobre o crescimento potencial do marketing orientado por dados em nosso mercado. Os profissionais informaram altos níveis de confiança, atribuindo um índice de 4,39 (em uma escala de 1 a 5, com 5, indicando confiança “extrema” em marketing orientado a dados e seu crescimento potencial), ultrapassando o valor de referência global de 4,24
– 76,2% dos brasileiros disseram que esperam um crescimento dos investimentos relacionados o tema no próximo ano.