- Uma boa quantidade de dados relevantes para trabalhar no fim de ano;
- Um volume de vendas significativo a ser conquistado em dezembro.
Aproveite os dados da Black Friday para vender mais no Natal
A Black Friday marca, oficialmente, o início da temporada de vendas de fim de ano. É o período mais forte tanto para as lojas físicas quanto para o varejo online – e, para uma grande parte das empresas, é a oportunidade de virar o ano e gerar resultados melhores.
Salvar o ano é um bom motivo para reforçar as ações de vendas, marketing e relacionamento com os clientes. Mas também é importante ter um horizonte de longo prazo. Afinal de contas, o relacionamento com o cliente é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Nessa maratona, o combustível que alimenta o varejo são os dados dos consumidores.
E essa alimentação precisa ser constante. Cada interação com os clientes gera novas informações, que trazem mais insights e aumentam a assertividade do varejo. Assim como acontece com a Inteligência Artificial, a “inteligência varejista” aumenta exponencialmente a cada contato com o consumidor. A análise dos dados permite tomar decisões cada vez melhores – e o resultado é o aumento das vendas e da fidelidade dos clientes.
Da mesma maneira como as vendas de janeiro começam a ser feitas no Natal, as vendas de Natal começam na Black Friday. Bons varejistas aproveitam os dados da Black Friday para fechar bem o ano. E, neste 2021, as expectativas estão mais altas do que nunca: os clientes usaram a Black Friday para completar apenas 35% das compras de Natal, contra 52% no ano passado. Isso significa duas coisas: