Logo E-Commerce Brasil

Chat online no checkout: por que você deve implementar?

Por: Tiago Mello

Chief Product Officer (CPO) & Chief Marketing Officer (CPO/CMO) da Linx

CPO E CMO da Linx. É um empreendedor apaixonado por varejo, liderança e transformação digital. Além de conselheiro, mentor do BRASA Next e professor de empreendedorismo e estratégias disruptivas, Tiago é palestrante e curador de congressos internacionais como NRF e WebSummit. Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em negociação, liderança, finanças e estratégias disruptivas pela Harvard Business School, inteligência artificial pela MIT Sloan School of Management, empreendedorismo, marketing digital e e-commerce na Wharton University, product management, inovação, product marketing e empreendedorismo pela Stanford University.

O chat online no checkout de um e-commerce pode ajudar a converter e ainda evitar o abandono do carrinho. Isso, muitas vezes, é um problema pelo qual os empreendedores digitais passam ao abrir sua loja virtual. Segundo a pesquisa realizada neste ano pela Opinion Box, 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar os carrinhos nas lojas virtuais. As principais causas da desistência das compras são os altos valores dos fretes, a alta concorrência entre as lojas e a segurança.

O estudo ainda revelou que 66% dos entrevistados abandonam o carrinho porque o frete sai mais caro do que eles imaginavam. E 35% deixam de comprar o produto, porque encontram na concorrência o mesmo item, só com valores mais em conta.

Se você ainda não tem um chat online no checkout do e-commerce, é importante implementar, pois sua loja pode estar perdendo vendas por causa disso.

Além disso, em um levantamento feito pela ClearSale, no primeiro trimestre do ano passado, aproximadamente 785 mil fraudes aconteceram no varejo digital. Apesar do crescimento constante das vendas online, os consumidores têm ficado mais atentos a sinais de fraudes e golpes.

Apesar dessas inseguranças, a pesquisa da Opinion Box ainda divulgou que 56% das pessoas que participaram do estudo afirmaram que a segurança é o diferencial na hora de escolher uma loja online.

Mesmo com essas situações que podem atrapalhar o checkout de um e-commerce, isso pode ser resolvido com atendimentos via chat conversacional. Se o lojista observa que muitos clientes não chegam a finalizar, isso é sinal de que ele pode estar com dúvidas ou quer mais informações. Apesar de ser um problema comum, ele não pode ser recorrente.

Dessa forma, o chat online ajuda no checkout e pode diminuir os problemas e as reclamações que surgirem. Entenda: o atendimento ao cliente nos ambientes digitais deve ser rápido e eficaz.

Por que investir em chat online no checkout?

Confira algumas razões para implantar chat online no checkout do e-commerce.

1. Otimiza as conversões

Com a grande competitividade no ambiente digital entre as lojas virtuais, é preciso investir em recursos que melhorem a conversão do site. O chat online no checkout ajuda no suporte ao consumidor no momento em que ele finaliza a compra, ou seja, caso tiver uma dúvida, ela será esclarecida. Dessa forma, o chat online otimiza as conversões das lojas e ajuda o cliente em todas etapas da compra.

2. Tem baixo custo

Quando se compara o retorno que o chat online pode trazer no checkout, o valor do investimento é baixo. Isso porque existem diversos tipos de chats online no mercado e com vários recursos que podem minimizar os problemas na finalização das compras. Assim, o chat online pode ajudar a qualificar o atendimento ao cliente da sua empresa e ainda melhorar a experiência do consumidor no site.

3. Suporte dentro do site

Outra vantagem do chat online no checkout é que o cliente busca atendimento sem precisar sair do site ou utilizar aplicativos de terceiros. Assim, esse tipo de suporte oferece mais comodidade e aumenta a oportunidade de conversão de venda. Imagine se o cliente sai do site… ele pode acabar se distraindo e deixando de comprar. Por isso, o chat online permite que o lojista não perca as vendas que surgem no seu e-commerce.

4. Mais credibilidade a marca

O chat online que funciona transmite mais credibilidade para o seu cliente. Isso acontece pois o cliente, ao entrar na página que tem um chat para ele tirar dúvidas e buscar informações, se sente mais seguro. Com um atendimento realizado de forma mais ágil, aumenta a satisfação do cliente, e isso pode fazer com que ele volte a comprar mais da marca.

Se você ainda não tem um chat online no checkout do e-commerce, é importante implementar, pois sua loja pode estar perdendo vendas por causa disso. Atualmente, o mercado tem várias plataformas de chat online que, além de tirar dúvidas, podem ajudar o varejista a vender mais. Além dos benefícios que já foram apresentados, é importante lembrar que os recursos que o chat online pode oferecer para sua loja virtual vão impactar a conversão e também a experiência de quem está comprando. Não perca vendas, use chat online no checkout do seu e-commerce.