A nova geração e suas exigências… No primeiro momento, ficamos reticentes e, por vezes, até preocupados. Mas os chamados millennials – a geração do milênio, hoje com idade entre 25 e 40 anos – têm muito a nos impulsionar. Suas vontades, corretamente interpretadas, são as diretrizes para quem trabalha direta ou indiretamente com e-commerce.
Um estudo recente, feito na Europa, é válido para nossa análise. Mostra que quatro em cada cinco millenials consideram a flexibilidade como um elemento-chave na entrega. E o que eles chamam de flexibilidade? Poder mudar o local e também o horário da entrega até mesmo quando o produto já está a caminho.
“Socorro” – você pensou? Mas não dá para ignorar: a informação é precisamente esta: 63% dos entrevistados querem mudar o horário da entrega e 58% querem mudar o local durante o transporte.
A pesquisa foi feita pela Nielsen, por encomenda da Sendcloud, um dos grandes fornecedores de serviços para o e-commerce no continente europeu. Foram ouvidos 7.873 consumidores de oito países: Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Reino Unido.
E por que vale a pena atender a demanda desse público mais jovem? Porque esse é o consumidor que mais gasta no e-commerce. A mesma pesquisa mostra que o ticket médio por pedido online da geração Y é de 190 dólares enquanto o dos boomers (a geração hoje com 57 e 85 anos) é de 84 dólares.
“A geração do milênio está definindo o padrão para pedidos online e serviços de entrega”, sentenciou o CEO da Sendcloud, Rob van den Heuvel.
Agilidade
A geração do milênio também pressiona por prazos de entrega mais curtos – sabemos bem disso e a pesquisa comprovou: 52% dos participantes priorizam a entrega de suas encomendas no dia seguinte ao do pedido; e 31% no mesmo dia.
Pelo menos lá eles dizem que estão dispostos a pagar (até 7 dólares) por uma entrega Premium. Isso já não podemos considerar aqui no Brasil.
O CEO da Sendcloud alerta que é fundamental acompanhar tudo no comportamento dessa geração, pois o poder de compra dela tende a crescer: “A entrega flexível é, portanto, um requisito mínimo para quem quer lucro”, ele disse, de forma taxativa.
Menor impacto ambiental
A Sendcloud continuou investigando e ouviu mais 1 mil pessoas para sondar o que pensa o consumidor quando o assunto é reduzir a sua pegada de carbono. Nesse aspecto, o resultado é muito interessante: dois terços se dizem dispostos a esperar mais pelas entregas se isso resultar em menos emissões de CO2. E 61% preferem fazer o pedido localmente para reduzir a sua pegada de carbono.
Tem mais: 62% optariam por alternativas à entrega em domicílio se o varejista on-line fornecesse mais informações sobre suas emissões.
Lockers como escolha
Os armários inteligentes surgem como solução quando se fala em flexibilidade, pois o consumidor pode pegar o seu produto na hora que bem entender e no lugar que ele escolheu, por sua conveniência.
E, além disso, atende também, perfeitamente, ao consumidor que está preocupado com o meio ambiente. Na pesquisa, 64% dos entrevistados disseram que estão dispostos a pegar um pacote por conta própria se isso tornar o processo de entrega mais sustentável.
E mais: um em cada cinco está disposto a percorrer até 5 km (!) para coletar os pacotes, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Nem será preciso tanto: o e-Box quase sempre estará mais perto.
Sustentáveis, práticos, modernos e seguros
Além da sustentabilidade e da flexibilidade, o e-Box atende a outras demandas características da nova geração: são práticos, modernos e seguros. Têm estrutura modular, “conversam” com o consumidor em tempo real, por meio do aparelho de sua preferência, trazem recursos de segurança digital e agregam cada vez mais tecnologias.
Sem dúvida, já podem ser considerados a opção do milênio.
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