- 74% dos brasileiros afirmam que, se confiam na marca, vão defendê-la, recomendá-la, exibi-la e falar sobre ela em redes sociais;
- 72% dizem que vão comprar;
- 43% vão engajar-se em atividades e compartilhar dados;
- e 40% vão se manter fiéis mesmo se algo der errado.
Confiança: o valor máximo do seu consumidor
A confiança é um dos atributos mais valiosos em um mundo cada vez mais complexo, de difícil compreensão e controle. As pessoas precisam confiar para tomar atitudes cotidianas: confiar em sistemas, confiar em pessoas, confiar em marcas.
Em relação às marcas, isso ficou evidenciado no estudo Edelman Trust Barometer 2021, feito recentemente (entre maio e junho de 2021) com 14 mil pessoas de 14 países. Os dados referentes aos brasileiros, especificamente, são relevantes: 79% dos entrevistados afirmam que hoje é mais importante confiar nas marcas do que era no passado; e 36% dizem não comprar mais de marcas que amam porque já não confiam nelas.
A confiança figura entre os três fatores decisivos para a compra, junto com custo-benefício, qualidade e atendimento. Mais da metade (51%) dos brasileiros ouvidos na pesquisa disseram que a confiança está mais importante em todos os aspectos de sua vida.
E esses consumidores retribuem a confiança: