Não sabemos como será o metaverso daqui a alguns anos, mas marcas devem começar a pensar em como engajar com consumidores nesse ambiente.[/caption]
Embora essas duas tecnologias já existam há mais de dez anos, elas estão sendo impulsionadas agora com o hype da indústria em torno do metaverso. Nesse contexto, podemos esperar mais investimentos de grandes empresas nos próximos dois anos, resultando em uma adoção mais ampla e preços mais acessíveis dos hardwares.
Esse mercado deve ainda atingir globalmente US$ 800 bilhões até 2024, segundo a Bloomberg Intelligence. Apesar de ser muito cedo para sabermos como será exatamente esse ambiente no futuro, entendemos que explorar e experimentar agora algumas ativações vai ajudar na promoção de uma nova cultura de inovação no comércio, beneficiando assim os varejistas no futuro.
Metaverso: uma tendência passageira ou um lugar para o e-commerce explorar?
O conceito do metaverso não é novo, mas tem ganhado cada vez mais popularidade nas conversas do setor nos últimos meses. O termo, que se refere à fusão dos mundos virtual e físico, se mostra uma oportunidade para marcas e varejistas enriquecerem seu omnichannel. Assim, empresas e lojistas podem se beneficiar de social commerce, criptomoedas, tokens não-fungíveis (NFTs), aplicativos de realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e muito mais.
Assim como a omnicanalidade, que oferece uma jornada de compra mais completa e interativa no varejo, a AR e a VR conquistaram as pessoas devido à facilidade de testar e comprar produtos de forma virtual e à possibilidade de viver experiências imersivas. Conforme uma pesquisa da YouGov, quase 30% dos clientes americanos estão interessados em experimentar roupas via VR/AR antes de comprar esses itens.
[caption id="attachment_123895" align="aligncenter" width="1000"]
Não sabemos como será o metaverso daqui a alguns anos, mas marcas devem começar a pensar em como engajar com consumidores nesse ambiente.[/caption]
Embora essas duas tecnologias já existam há mais de dez anos, elas estão sendo impulsionadas agora com o hype da indústria em torno do metaverso. Nesse contexto, podemos esperar mais investimentos de grandes empresas nos próximos dois anos, resultando em uma adoção mais ampla e preços mais acessíveis dos hardwares.
Esse mercado deve ainda atingir globalmente US$ 800 bilhões até 2024, segundo a Bloomberg Intelligence. Apesar de ser muito cedo para sabermos como será exatamente esse ambiente no futuro, entendemos que explorar e experimentar agora algumas ativações vai ajudar na promoção de uma nova cultura de inovação no comércio, beneficiando assim os varejistas no futuro.
Não sabemos como será o metaverso daqui a alguns anos, mas marcas devem começar a pensar em como engajar com consumidores nesse ambiente.[/caption]
Embora essas duas tecnologias já existam há mais de dez anos, elas estão sendo impulsionadas agora com o hype da indústria em torno do metaverso. Nesse contexto, podemos esperar mais investimentos de grandes empresas nos próximos dois anos, resultando em uma adoção mais ampla e preços mais acessíveis dos hardwares.
Esse mercado deve ainda atingir globalmente US$ 800 bilhões até 2024, segundo a Bloomberg Intelligence. Apesar de ser muito cedo para sabermos como será exatamente esse ambiente no futuro, entendemos que explorar e experimentar agora algumas ativações vai ajudar na promoção de uma nova cultura de inovação no comércio, beneficiando assim os varejistas no futuro.