Existem dois tipos de Landing Pages para B2C: páginas de produtos que são parte de um grande site de E-commerce e páginas específicas desenhadas para vender um item como resultado de uma campanha específica.
Nesse post vou focar a segunda opção.
Características das Campanhas B2C
Quando nós imaginamos páginas B2C (Entenda o que é B2C e B2B) específicas, pensamos em todos os experts que testaram milhões e milhões de Landing Pages: os fornecedores de informação, que vendem desde eBooks até workshops.
Seus objetivos são:
- Fechar a conta ali mesmo.
- Se não é possível fechar a venda, pelo menos conseguir o registro de um potencial cliente com algum tipo de sistema de alimentação de Marketing.
- Criar uma sensação de urgência para fechar a venda ali mesmo. Muitas vezes são usadas ofertas com prazo de validade.
- Responder a um conjunto de perguntas específicas para potenciais clientes.
O último item é provavelmente o mais importante objetivo para o profissional B2C com a sua Landing Page. Os compradores têm um processo psicológico específico pelo qual devem passar antes de comprar alguma coisa. Se você não seguir este processo, você não venderá nada.
De acordo ao eBook “The Brain Audit” de Sean D’Souza, os clientes devem passar pelos seguintes 7 passos antes de finalizarem uma compra:
1. Você conhece o meu problema? Nossos cérebros pensam em “problema/solução”, não em “solução”. Esse é o nosso jeito lento de pensar: sempre procurando evitar os perigos.
2. Qual é a nossa solução? Agora que você já destacou a minha dor, é hora de aliviar a dor com uma solução.
3. Eu preencho o perfil do seu cliente ideal? Qual é o seu mercado objetivo? Você pode fazer isso para uma pessoa? Fale comigo da mesma forma que você fala com um amigo que conhece há um longo tempo.
4. Por que eu preciso prestar atenção em você? Você conhece o meu feeling de compra? Há certas palavras que quando combinadas irão fazer com que eu preste atenção no que está dizendo, portanto eu estarei realizando as minhas necessidades.
5. Você pode resolver as minhas dúvidas? Isso é muito caro, é muito difícil, minha esposa irá me odiar, etc. Você pode me ajudar a me livrar dessas dúvidas?
6. Você pode me mostrar alguns depoimentos? Quem mais está utilizando o seu produto? Eles estão felizes e tendo sucesso?
7. Como você pode diminuir o meu risco? E se isso não funcionar para mim? Eu posso pegar meu dinheiro de volta ou você pode garantir o meu sucesso com o seu produto?
O que a sua Landing Page B2C pode fazer para responder a essas perguntas?
Com qualquer Landing Page, você precisa testar, testar e testar novamente para ver com quais elementos você conseguirá mais conversões (em outras palavras, vendas).
No entanto, nossos amigos fornecedores de informação, os quais mencionamos acima, testaram milhões de Landing Pages ao longo do tempo e assim podem fazer um julgamento de práticas erradas:
- Crie um título atraente com a combinação “problema/solução” incluindo palavras para chamar a atenção dos seus potenciais clientes e fazer com que eles queiram saber mais.
- Crie um senso de urgência para que comprem no instante. Forneça uma data de vencimento da sua oferta. E que seja uma data real.
- Forneça muito texto. Algumas das Landing Pages de mais sucesso são realmente grandes, algumas com quase 19.000 pixels! Por que alguém iria querer ler algo tão grande? Porque se os seus clientes estão interessados no que você está vendendo, eles gostarão de saber se você os teve como objetivo específico, que você conhece o problema deles, que você possui a solução, que pode resolver as suas dúvidas, que pode fornecer depoimentos e, por fim, que pode garantir o que está oferecendo.
- Forneça ofertas com bônus. Especialmente se você está vendendo um produto muito caro, você precisa mostrar que o valor oferecido é melhor do que o seus clientes estão pagando.
- Muitos subtítulos e pontos de atenção. Assim como nas Landing Pages B2B, os clientes B2C se dividem em duas categorias: leitores e exploradores. Forneça muitos subtítulos, pontos de atenção, textos coloridos e qualquer outra coisa que possa se destacar quando alguém esteja visitando a sua página.
- Visual com ênfase nos seus pontos principais. Se você está vendendo um produto físico, forneça as melhores fotos profissionais dele. Se você está vendendo softwares ou informação, mostre imagens de pacotes de softwares ou a capa de um livro. Tudo para envolver visualmente o seu comprador.
- Botões call-to-action claros. Seu objetivo é vender, então forneça botões call-to-action próximos do topo da página e em vários intervalos ao longo da Landing Page. Mude o posicionamento também: forneça botões call-to-action na margem direita e interrompa o texto com um botão agradável.
- Muitos depoimentos com fotos. Experiência social é um dos mais poderosos fatores psicológicos quando vendemos um produto ou serviço. Seus clientes não querem ser os primeiros ou os únicos a comprarem de você. Forneça muitos depoimentos com as fotos das pessoas que tiveram tal experiência. Sean D’Souza diz que se você quiser tornar os seus depoimentos confiáveis, permita que os seus clientes expliquem como se exitaram ou duvidaram antes de comprar de você, assim como a boa surpresa que tiveram ao começar a usar o produto. Isso se chama reputação!
- Forneça a reversão do risco. Forneça uma garantia, preferencialmente como algum tipo de elemento visual, como um selo ou um ícone com a palavra “Garantia” bem visíveis.
Essa não é de forma alguma uma lista muito grande, mas deverá ajudar em evitar muitas tentativas erradas.
E a mais importante prática de todas: testar, testar, testar!
Usando uma ferramenta com muitas possibilidades, que inclua o A/B Test (recomendo Lander,InstaPage, Unbounce e Landingi entre outras), você deverá sempre testar as suas Landing Pages para verificar de qual forma são atingidos os melhores resultados em conversões, após as mudanças ou somas de diferentes elementos.
Se você possui qualquer outra boa ideia sobre as melhores práticas para Landing Pages B2C, pode me falar. E para quem busca otimizar a base de dados usando Landing Pages ou outras ferramentas, recomendo o webinar grátis ”Aprenda como aumentar a sua Base de Dados” que será dado no próximo dia 21 de novembro. Muito obrigado pela atenção!