Os meios de pagamento são um ponto de contato muito importante entre empresas e consumidores, e a transformação digital é irreversível.[/caption]
Futuro dos meios de pagamento digitais
O movimento de digitalização impulsionado pela pandemia já estava previsto há bastante tempo. Atualmente, com QR codes, links de pagamento, Pix e parcelamento sem cartão de crédito, essas transações já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, e são cada vez mais procuradas porque oferecem ao consumidor não apenas a flexibilização dos pagamentos, mas uma maior liberdade financeira.
Em um estudo realizado pela Worldpay a partir da FIS, 82% dos brasileiros estão interessados em novas tecnologias de pagamento, com soluções que podem agregar comando de voz e dispositivos inteligentes. Além disso, dos cinco países que aparecem no levantamento, entre eles Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Singapura e Austrália, o Brasil foi o que apresentou o maior interesse em BNPL (Buy Now Pay Later), também conhecido como "compre agora, pague depois". A oferta de múltiplos meios de pagamento é considerada importante para 84% dos respondentes brasileiros.
Com as fintechs em ascensão e oferecendo mais serviços digitais, os hábitos dos consumidores mudam, ao mesmo tempo em que se expandem as possibilidades no mercado, especialmente para os pequenos varejistas. O BNPL, ou parcelamento sem cartão, por exemplo, antes era feito apenas por meio do crediário próprio da loja e somente em estabelecimentos físicos. Assim, poucos podiam oferecer essa possibilidade para seus clientes.
[caption id="attachment_124293" align="aligncenter" width="1000"]
Os meios de pagamento são um ponto de contato muito importante entre empresas e consumidores, e a transformação digital é irreversível.[/caption]
Os meios de pagamento são um ponto de contato muito importante entre empresas e consumidores, e a transformação digital é irreversível.[/caption]