Experiências incríveis e surpreendentes podem ser atingidas com a sinergia entre marketing e tecnologia. Claro que, para isso não acontecer só na teoria, a tecnologia não pode olhar apenas para o seu mundinho. Digo o mesmo para o marketing. Ambos precisam ter uma visão global de todos os impactos no resultado para a companhia. Essa é a chave do martech.
Daqui para frente, a sinergia entre marketing e tecnologia será imprescindível para a sobrevivência das empresas. De acordo com o SAS, líder global em analytics, tecnologias como captação de dados primários, inteligência artificial responsável, medição de resultados e experiência do funcionário serão ferramentas do dia a dia do marketing. E faz muito sentido, já que o comportamento do consumidor, os resultados para justificar orçamentos e o engajamento da equipe formam os aspectos vitais do negócio.
Não por acaso, estima-se que as martechs tenham movimentado US$ 200 milhões no Brasil, em 2020, segundo dados do Distrito.
Trabalhei em empresas tradicionais em que o marketing se dedicava apenas a vender. O setor, inclusive, era chamado de comercial e estava zero alinhado com tecnologia. Essas empresas também não utilizavam a tecnologia como ferramenta para alavancar o negócio e caminhar junto com a estratégia. E isso nem faz tanto tempo.
A bem da verdade, apesar de vivermos a era da transformação digital, ainda temos muitas empresas que atuam nos moldes tradicionais, em que cada área cuida do seu quadrado. Elas penam para chegar ao resultado. Às vezes chegam, por sorte, por seu produto se vender sozinho ou ser a única opção no mercado. Garanto que enfrentar a concorrência sem um diferencial é como morrer na praia.
Impossível pensar em diferencial sem considerar a utilização estratégica da tecnologia. Disparado, dados são a principal ferramenta para ter sucesso em uma campanha. Com eles, você pode ter visibilidade do que está acontecendo aqui e agora. E isso é um grande trunfo.
O principal ponto da tecnologia, hoje, é prover a visibilidade correta para o marketing tomar as melhores decisões.
A visibilidade imediata do que está acontecendo na campanha dá a direção. Estou no caminho certo, ou preciso mudar algo? Sem isso, não teria nenhum tempo de reação, de recuperar o resultado daquela campanha. Mas, sabendo o que está acontecendo naquele instante, posso acelerar o que está dando certo e, com isso, potencializar esse resultado positivo ou recuar.
Ao lançar um produto novo e colocá-lo como destaque no e-mail marketing, por exemplo, posso ter a visualização de quantas pessoas clicaram, quantas pessoas estão no check-out, quantas avançaram para a próxima etapa, quantas converteram, entre outros.
Mas vamos supor que eu não tenha essa visibilidade. Só vou saber no próximo dia qual foi o resultado desse produto. Eu não terei tempo de reação, seja de disponibilizar mais estoque, retirar esse produto de uma campanha porque não está performando e está ocupando um espaço nobre do app e do site.
Quando eu tenho essa visibilidade, consigo tomar esse tipo de ação – mudar o meu produto, colocar mais estoque, acelerar as campanhas. Se estiver vendendo bem, consigo colocá-lo num portal, acelerar uma mídia, incentivá-lo de outras formas. O contrário também é verdade. Se ele não estiver performando e tomando uma área nobre do meu site ou app, posso rapidamente mudar a direção, substituir o produto e usar outro na campanha. Faz total diferença.
Imagine essa ferramenta em uma Black Friday? É uma agilidade fundamental, porque está todo mundo ali, comprando, comparando, interagindo intensamente. E se você fizer um comparativo ano a ano, vai conseguir entender em quais pontos que errou, o que poderia ter feito de outra maneira e o impacto disso tudo para não repetir de novo, fazer diferente.
A visibilidade permite entender o comportamento e a jornada do cliente.
Por outro lado, o time de marketing tem total autonomia para acessar essas informações em qualquer tempo e de qualquer lugar. E se precisar de uma informação adicional e filtrar uma informação, pode fazer.
Ao trabalhar no modelo streaming de dados, o marketing consome o dado na hora em que ele está sendo gerado. Ou seja, com o streaming, o time de tecnologia consegue exibir a informação no momento em que o dado é processado.
Há apenas um senão. Para que toda essa “mágica” dê certo, é preciso fazer o uso consciente da tecnologia. Digo isso, porque não adianta você investir em diversas ferramentas sem saber extrair o melhor delas. Vejo algumas empresas utilizando ferramentas superconsolidadas, mas que não trazem resultado. Isso acontece por elas não saberem utilizar o recurso da melhor forma. Nem sempre a melhor ferramenta para um negócio vai ser a mesma para outro negócio.
Então, fazer o uso consciente e responsável da tecnologia para poder extrair os melhores resultados, e ter as otimizações de processo e resultados é o ponto de partida para que a sinergia entre marketing e tecnologia resulte em martech de fato.
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