
O que é precificação de produtos?
A precificação de produtos é uma estratégia essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Ao estabelecer o preço de um produto, a empresa precisa levar vários aspectos em consideração. Afinal, o dinheiro ganho com as vendas precisa ser suficiente para cobrir todos os gastos operacionais da empresa. Mas não só isso: ele ainda deve gerar lucro para que a organização possa continuar operando de forma saudável. É por isso que a precificação precisa ser estratégica e não pode ser decidida ao acaso. Benefícios de adotar estratégias de precificação:- Visão clara sobre o lucro da empresa
- Compreensão de quais produtos dão lucro e quais dão prejuízo
- Possibilidade de criar ações promocionais sustentáveis
- Tranquilidade para planejar o futuro da empresa
Markup, o que é?
O markup nada mais é do que um índice que ajuda a definir o preço de venda, baseado nas seguintes informações:- Despesas fixas (DF): custos administrativos necessários para manter a operação da empresa - aluguel, folhas de pagamento, água, luz
- Despesas variáveis (DV): aquelas ligadas à venda, como impostos, frete, despesas com mão de obra
- Custo de produção: custos com fabricação ou aquisição da mercadoria
- Margem de lucro (ML): quantia que se espera ganhar após a venda de um produto ou serviço
Para que serve o markup?
Definir os preços de venda que garantam o retorno financeiro é, muitas vezes, um grande desafio para lojistas iniciantes. Por isso é importante adotar ferramentas e estratégias que permitam formar preços de venda que sejam bons para quem vende e para quem compra. Mas, sem rodeios, o markup ajuda a garantir lucratividade sobre cada venda, agilidade e poder de decisão para quem vende, sem afetar a rentabilidade da empresa. Quando usamos o markup na precificação de produtos e serviços, fica mais fácil garantir que o faturamento do negócio possa cobrir todos os gastos e gerar ganhos.Como calcular o markup e aplicar no seu negócio
O markup funciona assim: você multiplica o preço de custo de determinado produto por um fator multiplicador (o markup). Mas como encontrar esse fator e fazer o cálculo do markup? É simples. Dê uma olhada nessa fórmula para encontrar o fator multiplicador de markup:MARKUP = 100 / 100 – (%CV + %CF + %ML)
Legenda: CV = percentual dos custos variáveis CF = percentual dos custos fixos ML = margem de lucro percentual que você deseja obter Para entender melhor, que tal um exemplo prático? Digamos que você queira lucrar R$ 20 a cada camisa personalizada vendida. A soma dos seus custos e despesas variáveis para produzir cada camisa é R$ 20. Vamos supor que uma loja vende camisetas que custam R$ 15, e para o cálculo do markup temos os seguintes índices: Com isso, a precificação do produto será: Markup =100 / [100 – (15 + 20 + 30)] Markup =100 / [100 – (65)] Markup = 100 / 35 Markup = 2, 8571 Com o cálculo do markup feito, é hora de calcular o preço de venda do produto, seguindo esta fórmula: Preço de cenda = custo x markup Sendo assim, no cenário do nosso exemplo, da empresa que produz camisetas, temos: Preço de venda = 15 x 2,8571 Preço de venda = 42,86 Ao aplicar a margem de contribuição aos produtos do seu catálogo, você fica sabendo exatamente quantos reais ganha a cada item vendido. Esse tipo de dado permite a projeção de metas consistentes para a sua empresa.