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Leitores jovens não se interessam em conteúdos e livros escritos por IA

Por: Martha Gabriel

Professora e Escritora

Martha Gabriel é autora dos best sellers "Liderando o Futuro", "Inteligência Artificial -- do zero ao metaverso" e "Você, Eu e os Robôs: como se transformar no profissional digital do futuro" e “Marketing na Era Digital”. Futurista pelo IFTF, engenheira (Unicamp), pós graduada em Marketing e design, mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan. LinkedIn Top Voice e Colunista do MIT Sloan Management Brasil e MIT Technology Review Brasil. Professora de Inteligência Artificial na pós graduação da PUC-SP e faculty internacional da CrossKnowledge. Palestrante keynote internacional premiada, 8 TEDx. Embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm.

Uma pesquisa da Wattpad, comunidade online que incentiva seus usuários a criar e compartilhar suas próprias histórias, e pela Wakefield Research, apontou que os leitores – sobretudo os mais jovens (Gen Z e Millennials) – não se interessam por livros e conteúdos escritos por inteligência artificial.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de 1000 leitores (+18) e mais de 250 autores nos Estados Unidos, 90% concorda que novas tecnologias têm o potencial de reformular o futuro da leitura, porém 92% prezam para que humanos continuem envolvidos na escrita e produção de livros e conteúdos mais densos.

Em relação aos autores pesquisados, a pesquisa mostrou que:

. A maioria relata que não faz uso de IA em seu processo de escrita;

. 43% admitem que a IA pode limitar suas oportunidades de publicação e de negócios;

. 58% reconhecem benefícios editoriais no uso da IA;

. 45% avaliam que a IA poderia ajudar em algumas etapas, como por exemplo, na criação da arte de capa.

Em relação aos leitores, a pesquisa revela ainda que:

. A maioria dos leitores (80%) – de todas as idades – preferem recomendações humanas em vez de uma curadoria baseada em algoritmos (20%);

. Para as novas gerações, a dica de um livro ou estudo também é muito importante: Millennials (68%) e Gen Z (72%). Essa característica está presente também para GenX (64%) e Boomers (70%), mas esses dão preferência para dicas de amigos e familiares.

. Somente 18% da Geração Z citam celebridades e/ou clubes de livros como fontes de informação, e 30% deles acham válido o que influenciadores pensam.