A inteligência artificial é uma ferramenta que vem crescendo cada vez mais no dia a dia e, se bem utilizada, pode ser muito útil em diversas áreas, sobretudo para as de tecnologia.
O setor de e-commerce não fica de fora do uso de IA. Afinal, a produção de conteúdo para blogs para quem possui uma loja virtual pode se tornar uma excelente aliada no que diz respeito ao auxílio da criatividade, otimização e produtividade.
Importância da IA na criação de conteúdo
A inteligência artificial é responsável por gerar algoritmos, alimentados por um processo de linguagem natural (NLP), ou seja, uma inteligência que fornece dados precisos para o usuário conforme os comandos dele para a IA. A partir dos comandos inseridos, melhor e mais eficiente se torna o retorno das ferramentas de inteligência artificial.
Otimização do tempo, produtividade e criatividade são alguns dos benefícios que a inteligência traz consigo para criadores de conteúdo. Além de gerar ideias e análises das principais tendências do público-alvo, auxilia na formação do texto, deixando mais produtivo o trabalho executado por um ser humano.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Intuit QuickBooks, pouco mais de 83% dos indivíduos entrevistados alegaram que utilizam ferramentas de IA no ambiente de trabalho. Além disso, 70% afirmam que a inteligência artificial seria capaz de tornar seus empreendimentos mais competitivos com empresas maiores.
No entanto, apesar de ser uma grande aliada para criação de blogs de e-commerce, a inteligência artificial deve ser usada com cautela e atenção, e os comandos devem ser fornecidos para a inteligência de forma correta, para não tornar o conteúdo banal e genérico.
De que maneira a IA pode ser útil se integrada para a criação de conteúdo para blogs de e-commerce
Ao saber da importância da IA para a produção de conteúdo, é importante ter conhecimento também sobre de que maneira tal inteligência pode ser útil na integração de criação de conteúdo especificamente para blogs de e-commerce.
Existe uma série de ferramentas de IA responsáveis por tornar o processo de criação de conteúdo mais personalizado e autêntico, as quais estão ganhando mais espaço na rotina dos criadores de texto para blogs de e-commerce. Aqui estão as cinco principais:
– ChatGPT-4;
– Jasper;
– HubSpot;
– Rytr;
– Copy.ai.
Estar atento às mudanças e em constante estudo sobre a colaboração máquina-humano, e as mudanças que isso traz, é essencial para desenvolver conteúdos de qualidade e eficiência. No entanto, manter a própria autenticidade da escrita é fundamental. Afinal, a inteligência artificial é uma aliada, não uma substituta.
SEO e IA, qual a relação?
Quando fala-se em criação de conteúdo para blogs, é impossível não relacionar isso com conteúdos produzidos para atrair tráfego orgânico. A otimização de mecanismos de busca (SEO) é uma ferramenta e estratégia importantíssima para a criação de conteúdos para blogs, ao captar e analisar o comportamento dos usuários de forma não paga.
De acordo com a plataforma de SEO Brightedge, cerca de 40% dos profissionais de SEO estão buscando pela IA a fim de trazer suporte na atualização dos conteúdos produzidos, tornando o trabalho muito mais ágil, quando utilizados os comandos que potencializam a produção de conteúdo para os mecanismos de busca.
Nesse sentido, integrar SEO e IA pode potencializar a criação de conteúdos para blogs, uma vez que a inteligência pode oferecer uma análise mais avançada de palavras-chave, além de corrigir e detectar erros de forma mais precisa. Ainda assim, a ética ao utilizar IA é fundamental, e é necessário estar sempre atento às diretrizes e normas das práticas de SEO.
Quais cuidados deve-se ter ao trabalhar com a inteligência artificial
Lembre-se de que a IA é uma ferramenta com armazenamento de dados, por isso, deve ser um auxílio para a criação de conteúdo, e não o texto em si. O objetivo é usar os prompts de comando de forma útil, para melhor otimização do conteúdo e maior rapidez aos textos produzidos.
Vista como uma importante ferramenta que potencializa os conteúdos criados para blogs, revise bem as informações fornecidas e mantenha sempre a ética e a autenticidade daquilo que o autor, empresa ou marca propõe, bem como o que o público-alvo exige.