Logo E-Commerce Brasil

Integração com marketplaces: estratégia economicamente viável

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Ver página do autor
Os marketplaces ganham cada vez mais espaço no mercado. Para lidar com essa concorrência, uma boa alternativa para as lojas de varejo é buscar a integração. Com essa medida o pequeno varejista pode se manter no mercado, aparecer juntamente aos grandes nomes e ganhar mais espaço. A integração com os marketplaces é uma alternativa economicamente viável e que pode ser bastante lucrativa. Para manter um e-commerce no mercado é sempre necessário estar atento às inovações e tentar se beneficiar com elas. Se é possível oferecer o seu produto em mais de um canal de venda, por que não utilizar essa alternativa? Além de vender mais, é possível que seu produto torne-se ainda mais conhecido pelos consumidores. Resultado? Lucro e publicidade para a sua loja. Uma dúvida que muitos donos de lojas virtuais têm é se a integração com marketplaces é economicamente viável. Bem, isso depende de avaliar com cuidado cada caso com uma equipe bem estruturada e que entenda bem do mercado, mas na maioria das vezes a resposta é sim. Acompanho casos bastante satisfatórios de integração de varejistas com marketplaces. Quase sempre aumentam sua taxa de conversão e chegam a resultados muito satisfatórios. É claro que para um investimento desses é necessário planejamento. Uma boa alternativa é optar por ferramentas de integração eficientes, via API e que possibilitem a gestão simultânea de estoque, para evitar a falha de vender um produto no marketplace, mas que já não esteja disponível em seu estoque, por exemplo! Outra facilidade das integrações mais robustas é permitir passar os dados de um produto do seu e-commerce diretamente para o marketplace ou vice-versa. Você pode também escolher quais produtos da sua loja virtual você quer anunciar no marketplace. Optar por esse tipo de ferramenta facilita e otimiza o trabalho. Para quem gerencia um alto volume de vendas, uma alternativa interessante é utilizar um backoffice ou ERP,  que auxiliam bastante no gerenciamento de mercadorias, estoque e do e-commerce como um todo. De uma maneira geral, a integração com marketplaces diminui custos com publicidade, otimiza operações e pode ajudar a consolidar a marca no mercado além de aumentar o tráfego da loja. Ou seja, as experiências com essa medida são em sua maioria vantajosas. Faça uma análise com sua equipe e expanda suas fronteiras!