A compra realizada em um ambiente online seguro e a entrega rápida são pontos muito importantes na cadeia do e-commerce para os embarcadores, transportadores e consumidores finais. Para o consumidor, especificamente, ao finalizar a compra por meio de um clique, inicia-se a expectativa de receber a entrega mais rápido possível, para que possa usufruir do bem adquirido. Neste contexto, o Same Day Delivery, que nada mais é do que a possibilidade de se realizar a entrega do mesmo dia da compra, vem ganhando cada vez mais importância na logística e exigindo investimentos em inovações por parte das transportadoras.
Neste momento, para que seja possível tamanha rapidez nas entregas, esta modalidade ainda é restrita a determinadas localidades, especialmente àquelas em que embarcadores ou transportadores possuem galpões ou centros de distribuições regionais e próximos dos consumidores, permitindo assim menores prazos.
Além disso, muitos outros fatores estão por trás da viabilização das entregas no mesmo dia, a começar pela melhor utilização da tecnologia e das conexões via web, que são fundamentais e contribuem para que os processos se tornem mais simples e menos burocráticos.
Um dos pontos importantes está relacionado à Smart Label, a etiqueta inteligente que integra a transportadora e o embarcador em uma única identificação da remessa, com todas as informações necessárias, incluindo as do destinatário e do remetente, modalidade de envio, características do volume, unidade emissora, código de barras e ordem de coleta.
Com todas estas funcionalidades, a Smart Label permite até, nos casos de marketplaces, que o próprio seller imprima a etiqueta e leve até a unidade da transportadora para o embarque do produto. Ela se traduz em maior agilidade e em desburocratização de processos, por evitar a impressão de outras etiquetas, e por tornar mais rápido o ato da coleta e da entrega. Viabiliza ainda um sistema de rastreamento online da encomenda, com status refinado de todo o caminho da carga, desde a retirada até a entrega em casa pela transportadora.
Leia também: 7 pontos de atenção na sua estratégia de frete para e-commerce
Não só o embarcador identifica os ganhos, mas o consumidor final se beneficia do menor prazo e do custo-benefício de todos os serviços envolvidos. Quanto mais simples o processo e mais informações direcionadas ao consumidor, mais satisfeito ele fica.
Adicionalmente aos benefícios adquiridos com a Smart Label, atendimentos avançados online das transportadoras aos embarcadores, especialmente pequenos e médios, colaboram da mesma forma para a agilidade nas movimentações de encomendas. Simuladores de fretes, por exemplo, conseguem potencializar vendas e trazer mais velocidade aos negócios.
Este tipo de ferramenta dá autonomia para os embarcadores realizarem cotações de suas entregas diretamente no portal da transportadora em tempo real, algo que representa ganho de tempo e de eficiência para a execução dos demais trâmites da encomenda. Assim, é possível realizar cálculos e projeções, visualizar gastos e garantir mais rapidez às operações de última milha, pois a opção de frete mais vantajosa já estará escolhida, agilizando a solicitação da coleta da encomenda.
Além disso, ter uma ferramenta com a previsibilidade da entrega dá ao consumidor segurança e visibilidade do processo, além de agilidade e melhoria no insucesso de entrega junto aos embarcadores. Uma facilidade que traz ganhos potenciais e eficiência na ponta da logística, e satisfação aos consumidores, na outra ponta, tornando ainda mais atraente a experiência da compra online.