As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) podem ganhar espaço em meio à batalha pela atenção dos consumidores neste Natal. As últimas pesquisas VisualGPS da iStock mostram que as pessoas querem apoiar empresas pequenas, com 48% afirmando que compram produtos locais.
Na pesquisa, 23% dos brasileiros ainda afirmam que fazem as compras em empresas pequenas, ainda mais do que costumavam há um ano. Diante disso, os empresários devem se movimentar com intenção de alcançar e falar com esses clientes e se destacar no meio do espaço publicitário neste dezembro.
À medida que as empresas começam a planejar suas estratégias de marketing para a data cada vez mais cedo, as PMEs precisam levar em conta esse padrão de antecipação das despesas e mentalidades dos consumidores. Nesse contexto, é essencial empregar diversos elementos de marketing para atrair clientes tanto no ambiente online quanto nas lojas físicas. Conforme as pesquisas indicam, assim como a modalidade híbrida se solidifica como o futuro do trabalho em escritórios, o cenário futuro das compras e do varejo se configura como uma fusão dos dois, com os consumidores ainda atribuindo valor à interação pessoal nas lojas físicas.
É importante analisar de que maneira a narrativa visual da sua empresa se alinha a esses valores. Vale também considerar os comportamentos contemporâneos do consumidor, a fim de garantir um impacto significativo durante as celebrações de Natal e o período de fim de ano.
Acompanhe algumas dicas práticas para entender o que ressoa com os consumidores e o que leva, com eficácia, os clientes a agirem.
Crie uma vibe de férias e misture imagens clássicas com nuance contemporânea
Símbolos de espírito festivo do final do ano – como luzes decorativas, gorros de Papai Noel, temporada de compras e bonecos de neve – permaneceram os mesmos, ainda que não façam parte da cultura brasileira. Entretanto, os impactos da pandemia provocaram uma mudança definitiva no sentimento e nas prioridades dos consumidores.
Saúde mental, relações pessoais, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a sustentabilidade são valores importantes para consumidores atualmente. Sendo assim, ofereça imagens detalhadas da casa e da vida pessoal – sejam alimentos que estão comendo, presentes e as sacolas de compras ou decorações, momentos cotidianos e ligados à cultura brasileira. Busque uma estética que pareça rica, detalhada e feliz, e opte por imagens e vídeos que enfatizem temas de proximidade.
Aproveite o poder do vídeo para criar conexões
Uma análise dos vídeos mais vendidos mostra que o formato em um estilo mais lento ajuda a criar conexões mais fortes com as audiências-chave. Além disso, 76% das pessoas preferem vídeos mais curtos, reels e stories para conteúdo destinado a inspirar e fornecer novas perspectivas.
Escolha vídeos que mostrem famílias brindando antes de saborear um jantar de Natal, crianças olhando com deslumbramento para as decorações, ou cenas festivas de entes queridos celebrando o ano novo. Dessa forma, conseguirá captar outro lado da psiqué dos consumidores.
Pense em como você pode fazer diferente nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta eficaz para atingir várias gerações de uma vez só. Isso porque 56% das pessoas de todas as idades dizem que as plataformas as ajudam a se manter informadas sobre as suas marcas prediletas. Essa porcentagem é ainda maior para geração Z/millenials (76%). Aliás, 77% das pessoas de todas as idades concordam que as redes sociais são uma oportunidade para assistir a conteúdo que as fazem rir ou sorrir.
É possível ser ainda mais eficaz ao atrair cada geração no Natal, especialmente nas redes. Utilize criativos que mostrem pessoas e personalidades, em vez de ilustrações ou animações para se inclinar mais para o lado mais divertido e emocional dessa época do ano. Para atrair as gerações mais jovens, use tutoriais e padrões culturais que são tendências online como uma forma de se conectar e se relacionar com o momento atual e com as necessidades cotidianas das pessoas.