O impacto da pós-Black Friday na fidelização e recompra
Muito se estuda – e se fala – sobre a jornada de compra, como atrair novos clientes, melhorar sua navegabilidade no site, entender os motivos de abandono de carrinho ou mesmo o abandono já na hora do pagamento. Mas engana-se quem pensa que para por aí.
Parece até um assunto óbvio dizer que a jornada se estende até o pós-compra, mas a forma como ela é feita altera bastante no resultado. Em uma pesquisa da All iN | Social Miner e Opinion Box sobre a Black Friday, os consumidores deram a letra sobre o que gostariam que acontecesse no pós-compra daquele período e parece que esse assunto não é tão óbvio assim, viu?
Entre as respostas do público, em primeiro lugar, eles gostariam de poder rastrear a entrega e, logo atrás dessa opção, cupons e cashback para uma próxima compra foram super requisitados. É claro que a realidade do orçamento varia de loja para loja, mas quanto se está investindo na fidelização quando colocamos a estratégia no papel?
Dar algo em dinheiro claramente não é a única opção de fidelizar, apesar de ser a preferida para recompra entre os consumidores, mas sabemos que o ser humano gosta de se sentir recompensado, principalmente quando ele investiu dinheiro com o seu produto.
Acredite, quase 40% dos clientes disseram que gostariam do contato da loja se mostrando preocupada em saber se o produto chegou e se foi tudo OK. Atenção é uma forma de recompensa e preocupação, assim como ter um atendimento em casos de avaria e dúvidas é crucial para dar suporte ao consumidor em qualquer época.