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Growth Hacking para atração de novos clientes no e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Growth hacking é definitivamente uma forma de marketing. No entanto, ele é mais estreito e mais amplo. Ele usa todas as técnicas e métodos de marketing disponíveis para um único objetivo — crescimento.

Lembre-se de que, geralmente, grandes sucessos em growth hacking vêm de uma série de pequenas vitórias, compostas ao longo do tempo.

Criar um momento “aha” e levar mais pessoas a ele é o ponto de partida para o growth hacking.

Frequentemente, são as menores alterações na linguagem que podem ter o maior impacto na tomada de decisão dos clientes. É por isso que o processo de experimentação mais eficiente é aquele que permite testar rapidamente muitas interações diferentes.

Leia também: A importância do neuromarketing para o e-commerce.

Evite a fricção

Mas, há algo que deve ser evitado: a fricção. No design da experiência do usuário, fricção é o termo usado para se referir a quaisquer obstáculos irritantes que impedem alguém de executar a ação que estão tentando concluir. Por exemplo: anúncios que aparecem no meio de um artigo que você está lendo ou letras excessivamente distorcidas em um CAPTCHA que te força a fazer repetidas tentativas de inseri-las com êxito antes de enviar um formulário.

As marcas de comércio eletrônico dependem cada vez mais dos anúncios do Facebook e do Google AdWords para atrair tráfego. Essa abordagem não só é apenas dispendiosa, como também pode deixá-lo muito dependente dos gastos com publicidade. Além disso, pode resultar em muitos cliques caros, sem compradores reais suficientes para obter lucro.

Otimização de resultados

Para otimizar os resultados, uma mentalidade de growth hacking é bastante útil no comércio eletrônico. Com um foco incansável no crescimento, você pode desenvolver e executar testes, campanhas e programas que geram mais vendas online.

Uma das principais regras do growth hacking é que você não deve entrar no impulso da experimentação de crescimento em ritmo acelerado até saber que seu produto é essencial, por que é essencial e para quem é essencial. Em outras palavras: qual é o seu valor principal, para quais clientes e por que? (Sean Ellis).

De acordo com a da-14, existem algumas estratégias capazes de atrair clientes:

1. Publique postagens como convidado

Manter seu próprio blog é uma boa prática para lembrar os usuários fiéis da sua marca. No entanto, se você estiver focado em atingir um público maior, saia do seu blog confortável e explore outras plataformas.

2. Envolver influenciadores

Com o marketing de influenciadores, você vai aproveitar o sucesso e a popularidade deles usando suas conexões, público e presença na mídia.

3. Use marketing em parceria

Faça parceria com outra marca que complemente a sua para executar uma campanha conjunta. Ambas as marcas terão acesso à base de usuários uma da outra, aumentando assim a sua própria. Dessa forma, o truque é criar um conteúdo verdadeiramente genuíno que inclua os dois produtos organicamente. Publique no seu site e vincule-o ao seu parceiro — e deixe seu parceiro fazer o mesmo.

4. Execute uma campanha de referência

Com campanhas de referência, seus usuários fazem a promoção por você. Há várias técnicas de referência que você pode usar — oferecendo descontos para clientes novos e existentes ou oferecendo códigos promocionais e presentes. Através de referências, você está matando dois coelhos com uma cajadada — retendo seus clientes e trazendo novos.

5. Faça seu site carregar rapidamente

As estatísticas mostram que um atraso de um segundo no tempo de carregamento do seu site perde 7% de suas conversões.

A otimização do navegador é fundamental. Ter bugs no seu site é um total assassino de conversões! Muitos profissionais preocupam-se tanto em encontrar canais de tração e implementando testes A/B, que esquecem de testar se a página está funcionando da maneira que deveria em todos os navegadores e dispositivos.

Não apenas o site de comércio eletrônico lento afeta seu fluxo de receita, mas também afeta seus rankings de pesquisa no Google. Como no setor de comércio eletrônico a concorrência é acirrada, se o tempo de carregamento for mais lento que 95% dos outros sites, isso afetará negativamente a indexação da página no Google e, portanto, a classificação será reduzida.

6. Use sinais de confiança nas páginas do produto

Antes de vender seu produto, aprenda a desenvolver confiança com seus clientes. Use “Sinais de Confiança” em todas as páginas de produtos do seu site. Esses sinais de confiança podem variar, entre outros, cupons, frete grátis, endereço e telefone para contato, política de troca, certificado de segurança.

7. Publique as suas análises de produtos

Uma das melhores táticas para aumentar as taxas de conversão é ter as análises dos seus produtos. Acredite, as análises de produtos desempenham um papel vital no aumento das taxas de conversão do seu site de comércio eletrônico.

Lembre-se de que as etapas do processo são: análise de dados e coleta de informações, geração de idéias, priorização de experimentos, execução dos experimentos e, em seguida, retornar à etapa de análise para revisar os resultados e decidir as próximas etapas, em um loop contínuo (Sean Ellis & Morgan Brown).

Uma palavra de cautela importante sobre a personalização é que ela pode não trazer o resultado esperado se você não for sensível a como está fazendo isto. Se você parece estar se metendo profundamente na vida das pessoas, a personalização se torna, por falta de uma palavra melhor, assustadora.

Agora que você atraiu seu novo usuário para o seu site, você precisa fazê-lo permanecer e, finalmente, comprar de você. Estes aspectos serão abordados no próximo artigo.


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