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A importância do neuromarketing para o e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

O Prêmio Nobel Francis Crick chamou de hipótese surpreendente: a ideia de que todos os sentimentos, pensamentos e ações humanas – até a própria consciência – são apenas os produtos da atividade neural no cérebro. O que é neuromarketing? A ciência que estuda o comportamento do consumidor, aplicando conhecimentos e ferramentas em neurociência.

Usando o neuromarketing, você pode repensar suas estratégias e criar um marketing mais inteligente que aumentará a eficácia de seus esforços. O objetivo é entender como o cérebro de seu cliente realmente funciona e que efeito seu marketing terá nos consumidores.

O objetivo aqui é demonstrar a importância para efetivos resultados no seu e-commerce. Por isso, iremos considerar alguns aspectos importantes

Aspectos do Neuromarketing

  • A importância do olho no olho: anúncios que incluem pessoas são muito mais eficazes.
  • As cores são fundamentais: ao selecionar cores, lembre-se de que você pode estar influenciando a sensação dos clientes em potencial. As cores podem evocar uma ampla gama de emoções.
  • Aversão à perda: uma descoberta interessante utilizada pelo neuromarketing é que as pessoas realmente não querem perder. As pessoas estão tão preocupadas com o que podem perder quanto com o que podem ganhar. Por esse motivo, as estratégias “compre antes que acabe” são altamente eficazes.
  • A necessidade de velocidade: o neuromarketing é útil para detectar tendências do cliente. Embora as empresas frequentemente busquem retratar uma sensação de segurança, na realidade, pode ser a velocidade e a eficiência que os clientes buscam. A promessa de conveniência, por exemplo, ativa mais o cérebro do que a segurança.
  • Layout do site: técnicas de neuromarketing também estão sendo empregadas para informar como os sites são projetados. A partir de esquemas de cores, layouts, tamanho da fonte e outros, o neuromarketing está explorando as preferências. Agora existem algumas regras práticas quando se trata de criar sites. Por exemplo, o uso de certificações, depoimentos e widgets sociais certamente atrairá mais clientes.

Citações

Steve Krug, expert em usabilidade da web, escreveu um livro clássico–Don’t Make Me Think (ed.bras. “Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web”, tradução de Acauan Pereira Fernandes, 2008) sobre o que ele considera a regra mais importante do web design:

“Minimizar o esforço mental necessário para navegar num site”.

Alguns princípios indicados por ele:

  • Desenhar uma página para que ela possa ser percorrida na superfície
  • Facilitar cada escolha a ser clicada
  • Minimizar o uso de palavras

Darren Bridger em sua obra Neuromarketing aborda alguns aspectos a serem considerados:

  • O cérebro tem uma inclinação para imagens fáceis de processar
  • Temos uma leve viés favorável a imagens que já vimos antes. Isso é denominado efeito mera exposição

Outra forma de familiaridade é a prototipicidade, ou o efeito “beleza na média”. As pessoas têm um viés favorável a imagens, como rostos e carros que se parecem com a média.

Imagens mais complexas podem ser preferíveis a imagens mais simplistas, se carregarem muito significado. Esse nível de significado é denominado densidade proposicional.

Alguns dos efeitos de fatores como clareza e simplicidade são mais intensos durante exposições breves, e menos intensos, ou reversos, em exposições recorrentes, à medida que se tornam mais familiares.

O neuromarketing nos possibilita diversas estratégias para melhoria dos resultados das vendas no e-commerce, é indicado aprofundar o conhecimento sobre essa poderosa ferramenta a ser utilizada na fidelização e conquista de clientes.