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Google Analytics 4 vai mudar sua forma de anunciar online

Por: Luiz Fernando Ruocco

Nasceu no interior paulista, na pequena cidade de Águas de Prata. Em 2007, ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) no curso de Engenharia de Materiais. Em 2014, entrou na Raccoon, onde ficou por cinco anos e por lá passou de estrategista de contas até gerente de marketing e mídia, sendo responsável por gerenciar os maiores clientes de varejo e sendo pioneiro na implementação de omnichannel em seus clientes e no Brasil. Em 2019, foi para outra empresa do Grupo Raccoon, a agência full digital Rocky - selecionada em 2021 como a quinta melhor empresa para trabalhar entre as Agências de Comunicação. Por lá, ajudou a transformar o time inicial de dez pessoas que hoje conta com mais de 250 colaboradores. A empresa se fundiu ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Sir Martin Sorrell, passando a se chamar Rocky.Monks por um tempo, até a unificação das marcas Media.Monks no Brasil, quando assumiu como Manager Director em Sorocaba.

Com o lançamento do Google Analytics 4 (G4A), uma nova era de análise de dados está se desenhando. A análise de dados é fundamental para o sucesso das campanhas de anúncios online. O GA4 não apenas oferece uma interface mais moderna, mas também redefine a maneira como os profissionais de marketing medem e otimizam suas campanhas, fornecendo insights mais detalhados e acionáveis. Todo o processo de apresentação de dados de fontes de tráfego, receita, landing pages mais acessadas, taxas de conversão, taxa de abandono e outras aplicações do sistema ganharam análises mais avançadas e flexíveis.

Segundo levantamento feito pelo site BuiltWith.com, ainda existem mais de 28 milhões de sites usando o Google Universal Analytics (UA) e aproximadamente 13,5 milhões foram para o GA4. No Brasil, menos de 85 mil sites migraram para a nova ferramenta, enquanto 717 mil continuam na UA.

Com sua ênfase em eventos, integração aprimorada, segmentação de público-alvo aperfeiçoada e análise do ciclo de vida do cliente, o GA4 capacita os profissionais de marketing a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Uma das mudanças mais notáveis no GA4 é a ênfase nos eventos. Ao contrário do modelo baseado em páginas do Universal Analytics, o GA4 prioriza o rastreamento em todo o site. Isso permite uma compreensão mais profunda do comportamento do usuário, como cliques, visualizações de produtos e ações específicas, permitindo uma segmentação mais precisa e personalizada. Mesmo funcionando há pouco tempo, a equipe do Google já lançou algumas atualizações, sendo que, em uma das mais recentes, houve a inclusão de 33 dimensões e métricas voltadas para o comércio eletrônico.

Além disso, oferece uma melhor integração com outras plataformas do Google, como o Google Ads e Google BigQuery. Isso possibilita uma análise mais abrangente das campanhas e uma visão holística do impacto dos anúncios em todo o funil de conversão. Com essas integrações, é possível ter a visão do desempenho da campanha, independentemente do dispositivo usado pelo usuário,
proporcionando percepções valiosas para otimizar as estratégias de anúncio em diferentes plataformas. O sistema também funciona com ferramentas como o Google Marketing Platform, o que facilita a sincronização dos dados do GA4 com outros recursos e a criação de campanhas de marketing mais eficazes.

A migração para o G4A, em última análise, tem alguns benefícios eficientes transformando as estratégias de e-commerce das empresas, pois, aprimora a segmentação de público-alvo e permite uma análise abrangente das jornadas dos clientes.

Aprimorando a segmentação de público-alvo

O GA4 oferece recursos avançados de segmentação de público-alvo, permitindo que os anunciantes identifiquem grupos específicos de usuários com base em comportamentos e ações.
Isso possibilita a criação de anúncios altamente direcionados e personalizados, aumentando a relevância e o impacto das campanhas.

Para e-commerces, o GA4 oferece uma análise aprimorada também de funis de conversão, auxiliando os gestores a encontrarem os pontos problemáticos da jornada e até para otimizar a
experiência do usuário.

Análise do ciclo de vida do cliente

Uma das características mais poderosas do GA4 é a análise aprimorada do ciclo de vida do cliente. Os profissionais de marketing podem rastrear o percurso completo do usuário, desde a aquisição até a conversão e a retenção. Isso permite uma compreensão mais clara de como os usuários interagem com a marca ao longo do tempo, permitindo ajustes estratégicos para otimizar a jornada do cliente.

Aprendizado de máquina e previsões

O GA4 utiliza aprendizado de máquina para prever o comportamento do usuário e identificar tendências emergentes. Essa funcionalidade oferece insights valiosos sobre quais caminhos de conversão são mais propensos a serem bem-sucedidos, auxiliando os anunciantes a ajustar suas
estratégias em tempo real.

O Google Analytics 4 representa uma mudança significativa na forma como os anunciantes abordam a análise de dados e a otimização de campanhas de anúncios online. Com sua ênfase em eventos, integração aprimorada, segmentação de público-alvo aperfeiçoada e análise do ciclo de vida do cliente, o GA4 capacita os profissionais de marketing a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Aqueles que aproveitarem ao máximo as capacidades do GA4 estarão posicionados para criar campanhas mais eficazes, relevantes e bem-sucedidas em um cenário digital em constante evolução.