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Gerenciamento: o e-commerce e esse "tsunami dos dados"

Por: Bertoldo Prellwitz

Possui mais de 15 anos de experiência no mercado digital, passando por empresas do mercado financeiro, telecom, loyalty, startup e como empreendedor. Hoje, atua com Big Data e Desenvolvimento de novas Parcerias na Tail.

A explosão de dados que tivemos nos últimos anos foi gigantesca! E a grande pergunta agora é: como é que vou gerenciar todos esses dados? Muita calma…

Para te deixar mais tranquilo, saiba que a coleta dos dados está cada vez mais complexa e mesmo os usuários mais sofisticados estão com dificuldades de administrar esse enorme volume que recebem de informações todos os dias.

O bom é pensar que já temos ferramentas para isso.

Neste artigo vou falar um pouco mais sobre uma parte desses dados que pode ser coletada no universo WEB: os cookies.

Cookies

Vale lembrar um pouco sobre como coletar de uma forma correta e transparente para depois pensar em como planejar melhor sua estratégia baseada em dados. Não vou focar nos aspectos legais (definição do que colocar em uma política de privacidade). Para isso você deve falar com seu advogado.

A ideia aqui é mostrar como você pode tomar decisões baseadas em dados e como isso pode afetar o seu negócio.

Como vamos falar sobre os cookies, vale a pena nivelar um pouco mais o conhecimento. Os cookies são pequenos arquivos de texto que contém informações atreladas a um usuário que está “vinculado” a um device (notebook, celular, tablet e etc.). Um usuário pode ter mais de 1 cookie!

Recentemente tivemos a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. Isso vai gerar um impacto muito positivo no mercado. Teremos mais transparência nas questões relacionadas aos dados coletados na WEB.

Para quem já estava fazendo uma coleta de uma forma transparente com seu usuário, a vida continua normal. O importante agora é ficar de olho nas eventuais mudanças e certificar que todos os seus pontos de coleta estão em conformidade com as leis.

Se o seu site já está utilizando algum serviço de consentimento para coleta do cookie (cookie notice), ótimo! Você já está mostrando ao seu usuário que trabalha coletando informações de navegação. Agora é trabalhar para o seu site oferecer a melhor navegação, conteúdo ou publicidade para esse usuário ter a melhor experiência possível em seu ambiente. Esse é o lado bom de entrar no jogo de forma correta.

Para quem coleta informações, é possível ser mais assertivo em uma oferta. Para quem utiliza um serviço WEB, o benefício está em saber o que estão fazendo com seus dados e receber o melhor conteúdo possível.

Utilizar a tecnologia de segmentação por comportamento (data behavior) permite que sua estratégia de marketing digital seja mais direcionada e sua conversão cresça de uma maneira exponencial.

Fique feliz, pois agora você pode ter dados e insights para trabalhar melhor suas campanhas e, consequentemente, trazer o melhor resultado para seu investimento.

Então, aqui estão alguns pontos importantes para sua estratégia baseada em dados:

  • Quando você estiver fazendo sua análise, considere segmentar seus dados por áreas do site. Nem sempre o perfil comportamental de quem entrou em sua home é igual ao perfil de quem está convertendo.
  • Cuidado com as micro segmentações. Muitas vezes o perfil desejado pode não atingir um volume de entrega para sua campanha.
  • Faça testes em suas campanhas. Pegue uma parte do investimento em mídia e faça uma campanha com uma audiência segmentada em seus dados próprios (first party data) e outra parte com uma audiência terceira e veja qual está gerando o melhor resultado.
  • Considere otimizar dinamicamente a experiência do cliente em seu site de acordo com o seu perfil comportamental. Imagine você entregar um conteúdo direcionado a grupos de pessoas que atendem a determinadas variáveis ​​de comportamento no seu site.

Muitas vezes buscamos a decisão perfeita e acabamos perdendo o timing. É muito importante fazer testes, testes e mais testes, e depois algumas análises, análises e mais análises.

Tente buscar nos dados a melhor estratégia para o seu negócio.