Logo E-Commerce Brasil

Funcionalidades essenciais para a home do seu e-commerce

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Ver página do autor

Detalhes da página principal da sua loja online

Topo da Loja (Header)

Para o topo da loja, mais conhecido como Header, recomendamos ter os seguintes elementos: -Logo da loja (de preferência na área esquerda do layout) -Busca do site (Busca geral do site e também por categorias se for o caso) -Área de identificação (para o usuário se cadastrar na loja e se identificar) -Meus Pedidos (área para consulta de pedidos já efetuados para acompanhamento) -Minha Conta (área de acesso para usuários que já se cadastraram) -Carrinho (Informação de quantos itens o usuário possui no carrinho) -Contatos (Telefone, email, chat, etc.) -Ícones das redes sociais (link para as redes sociais que a loja possui e alimenta com conteúdo frequentemente) -Menu (estrutura de navegação por categorias ou por seções da sua loja)

Confira o exemplo abaixo: pagina-inicial-ecommerce1

Lembrando que isso é uma sugestão de como montar um Topo de Loja Virtual, podendo ser customizado para seu segmento ou necessidade. Mas é importante preservar os elementos chaves para que o usuário tenha uma boa experiência e ache com facilidade estes recursos.

Condições da Loja

É importante que contenha essas informações na home da loja e de preferência ainda no primeiro scroll, com uma área de destaque. Isso se torna um diferencial da loja e valida um motivo a mais para o usuário tomar a decisão da compra. A seguir, alguns itens importantes: -Condições de Pagamentos (Parcelamentos, Descontos à vista) -Condições de Entrega (Frete Grátis, Entrega Expressa)

-Troca ou Devolução (Troca de peças grátis ou atrelado há alguma condição) pagina-inicial-ecommerce2

Captação de email

Umas das informações mais valiosas para o e-commerce é o email de um usuário que visitou sua loja independente da forma de mídia que chegou. Você poderá trabalhar uma comunicação direta com ele sem a necessidade de investir em mídias de divulgação para aborda-lo novamente. Para capturar o email, é interessante pedir as seguintes informações principais: -Nome -Email -Sexo (dependendo do segmento essa informação é crucial) -Área de interesse da loja (para uma comunicação personalizada)

-Dados variáveis (dependendo do segmento, é importante descobrir outros dados como tipo de carro, modelo do carro em e-commerces que trabalham com peças do segmento)

Como moeda de troca alguns e-commerces oferecem descontos na loja para o preenchimento do cadastro. É importante lembrar de confirmar que o usuário aceita receber ofertas da sua loja para não correr o risco de ser encarado como spam. pagina-inicial-ecommerce3

Banner Destaques

É a área onde você irá mostrar os principais produtos (no máximo de 4 a 5 itens para não sobrecarregar a página e como sugestão) da sua loja, as melhores ofertas, itens mais desejados ou uma seleção especial. Esta área deve ser otimizada e alterada com frequência (alguns e-commerces trabalham com uma atualização semanal) para que os usuários recorrentes sempre encontrem novidades neste espaço. pagina-inicial-ecommerce4-BANNERS

Vitrine de Ofertas

Aqui você irá exibir algumas ofertas que possui na sua loja. Pode separar por categorias, necessidades ou agrupar por: -Mais vendidos -Destaques da semana -Lançamentos -Novidades -Promoções

-Entre outros destaques

Isso irá depender muito do segmento do seu negócio, mas é importante sempre atualizar esta área de forma dinâmica e trazer boas ofertas para a home, uma das páginas mais vistas da sua loja. pagina-inicial-ecommerce5-vitrine

Rodapé

Aqui deve conter algumas informações, sendo elas: Informações Institucionais Sobre sua loja Política de Troca e Devolução Política de Privacidade Política de Pagamento Política de Entrega Se tiver loja física, informar aqui Como comprar (passo a passo de como comprar e um relato de como será o processo) Atendimento Informações de Contato Perguntas Frequentes (se tiver e fizer sentido para o seu segmento) Informações que possam ajudar o usuário como uma Tabela de Medidas para uma loja de Moda e Acessórios Formas de Pagamento Informar todas as formas de pagamento que são aceitas e se tiver espaço as condições Informar se trabalha com intermediadores de pagamento (PagSeguro, Bcash, Moip, Paypal, etc.) Formas de Entrega Informar todas as formas de entrega que a loja trabalha Selos Informar todos os selos de segurança e reputação da loja Redes Sociais

Apresentar os links para as redes sociais e se tiver espaço, usar um plugin do facebook com os likes que possui e a opção da pessoa curtir a página pagina-inicial-ecommerce6-rodape