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As tentativas de fraude no Dia dos Pais de 2022

Por: Marcelo Queiroz

Head de Estratégia de Mercado na ClearSale

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Consultoria, Marcelo Queiroz é graduado em Matemática pela UERJ e em TI pela FASP. Tem MBA em Branding Innovation pela Faculdade Rio Branco (SP), especialização em Tecnologia e Inovação (Design Thinking) e pós-graduação em Gestão de Projetos pela FIAP (SP). É especialista no desenvolvimento de soluções de prevenção e combate a fraudes para o mercado financeiro, e chegou à ClearSale em agosto de 2019 como executivo comercial sênior voltado para o segmento financeiro, ajudando os clientes a tomarem as melhores decisões em relação a fraudes e risco. No entanto, com atuação de grande destaque, tornou-se rapidamente o head de Estratégia de Mercado, função que exerce atualmente na empresa.

Ultimamente, venho acompanhando diversos estudos e levantamentos sobre fraudes. Somente no primeiro semestre de 2022, o varejo digital registrou mais de R$ 2,9 bilhões em tentativas de fraude, número que comparado aos dados do mesmo período do ano anterior indica um crescimento de 9%. A seguir, vou falar um pouco mais sobre isso e, claro, sobre o que foi divulgado sobre o Dia dos Pais.

Especificamente no mês de agosto, outro levantamento trouxe informações um tanto quanto relevantes sobre a data comemorativa do Dia dos Pais. O estudo, realizado por uma empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações, apontou R$ 215 milhões em tentativas de fraude evitadas.

Para a construção do material, o período analisado foi de 01 a 14 de agosto, e foram aproximadamente 180 mil tentativas de fraude em 2022 contra 269 mil no ano anterior. Também é importante informar que o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito. Agora, em relação ao número de pedidos, houve um aumento de 0,3% em comparação a 2021.

É importante reiterar que a tendência é de que cada vez mais ocorra um aumento no número de tentativas de fraudes devido ao comportamento do consumidor, que está ficando mais vulnerável diante de tantos modelos de golpes e ao maior acesso às novas tecnologias. Por outro lado, as ações de combate aos golpes e a efetividade das ferramentas utilizadas pelas empresas demonstraram eficácia, o que é positivo, visto que os consumidores tendem a ficar mais vulneráveis em datas comemorativas.

Conheça os produtos mais procurados pelos fraudadores

Quando parei para olhar para os itens que geraram maior número de fraudes evitadas no Dia dos Pais, assumo que alguns não me deixam surpresos. O ranking é composto por: celular (4,6%), eletrônicos (3,8%), ar-condicionado (3,7%), ferramentas (3,7%) e acessórios (3,2%). Em 2021, a lista foi composta por: eletrônicos (10,4%), acessórios (9,3%), celular (9,3%), bebidas (7%) e ar-condicionado (6,6%).

O outro levantamento, que apresenta os mais buscados do primeiro semestre, também contava com eletrônicos (9,01%) e celular (7,94%). Isso porque são grupos que oferecem maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos. Portanto, dificilmente sairão da lista dos fraudadores.

Quando o assunto é o voltado para mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações

Para o relatório do Dia dos Pais de 2022, o estudo também trouxe dados do mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. Aqui, os resultados foram: as transações financeiras contaram com 36 mil tentativas de fraude. O mercado de telecomunicações registrou 16 mil tentativas de fraudes e as vendas diretas apresentaram quatro mil.

O mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações também apareceram no relatório semestral de 2022. No caso, os números do financeiro somaram 527 mil tentativas de fraude, telecomunicações contaram com 212 mil tentativas e vendas diretas tiveram o total de 35 mil.

Leia também: Mapa da Fraude: Brasil registra mais de R$2,9 bilhões em tentativas de fraude no primeiro semestre de 2022