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As tentativas de fraude no Dia dos Pais em 2023

Por: Marcelo Queiroz

Head de Estratégia de Mercado na ClearSale

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Consultoria, Marcelo Queiroz é graduado em Matemática pela UERJ e em TI pela FASP. Tem MBA em Branding Innovation pela Faculdade Rio Branco (SP), especialização em Tecnologia e Inovação (Design Thinking) e pós-graduação em Gestão de Projetos pela FIAP (SP). É especialista no desenvolvimento de soluções de prevenção e combate a fraudes para o mercado financeiro, e chegou à ClearSale em agosto de 2019 como executivo comercial sênior voltado para o segmento financeiro, ajudando os clientes a tomarem as melhores decisões em relação a fraudes e risco. No entanto, com atuação de grande destaque, tornou-se rapidamente o head de Estratégia de Mercado, função que exerce atualmente na empresa.

No decorrer do ano, diversos estudos são disponibilizados para que possamos entender um pouco mais sobre o universo da fraude – um bom exemplo disso é o Mapa da Fraude da ClearSale. Nos últimos dias, ocorreu o Dia dos Pais e, mais uma vez, tive a oportunidade de conferir o relatório, realizado por empresa especialista no assunto, que falava sobre o tema durante uma das principais datas comemorativas para o e-commerce.

De acordo com o levantamento da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, neste ano, o Brasil registrou 1,4% no valor total de tentativas de fraude no comércio eletrônico no Dia dos Pais. O dado equivale a R$ 95 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, redução de 19% no comparativo com 2022. No período de 31 de julho até 13 de agosto, a empresa analisou mais de R$ 3 milhões em pedidos no e-commerce, e o ticket médio da fraude foi de R$ 1.124.

Confira dados do Mapa da Fraude referentes ao Dia dos Pais deste ano.

Os números de fraude na data refletem a contínua desaceleração que o e-commerce está sofrendo. Aqui, estamos observando uma ligeira queda no comércio eletrônico, tendo em vista a retomada do comércio presencial e as incertezas financeiras da população. Os números seguem expressivos, portanto, é essencial que continuemos a alertar os consumidores e os varejistas sobre as fraudes, que estão cada dia mais sofisticadas.

Para o levantamento do Dia dos Pais, a empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. Além disso, é importante falar que são consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou confirmadas como fraude. Confira o ranking completo das fraudes:

Por dentro das categorias que mais sofreram na data em 2023

Quando paramos para olhar especificamente as categorias mais buscadas pelos fraudadores, as que que mais sofreram tentativas de fraude no Dia dos Pais neste ano foram: eletrônicos (5,5%), com ticket médio das tentativas de fraude em R$ 1.785, eletrodomésticos (4,2%), com R$ 1.440, celular (3,9%), com ticket médio de R$ 1.746, perfumaria e cosméticos (3,5%) com ticket de R$ 162 e, por fim, automotivo (3,3%) e ticket médio de R$ 1.297. Assim como em 2022, celular e eletrônicos estão no top 3 dos mais buscados.

Conheça as regiões mais afetadas

Assim como no estudo do Mapa da Fraude – 1º semestre 2023, a região Norte registrou o maior índice de tentativas de fraude no Dia dos Pais, com 2% e ticket médio da fraude de R$ 1.545. Em seguida, ocupando o segundo lugar, está o Nordeste, com 1,7% e ticket médio de R$ 1.400. Logo depois vêm região Sudeste (3,1%) e ticket de R$ 989, o menor dentre as outras regiões, e a região Centro-Oeste (1,1%) com ticket médio de R$ 1.570, o maior do país, enquanto que o Sul (0,7%) obteve ticket médio de R$ 1.271.

Os números seguem expressivos, portanto, continuarmos alertando os consumidores e varejistas sobre as fraudes é essencial para garantirmos um ecossistema cada vez mais seguro. Por último e muito importante, gostaria de ressaltar que, graças ao forte trabalho de empresas especialistas que buscam trazer soluções inovadoras para mitigar os riscos e gerar confiança no mercado, o valor das fraudes deixa de ir para as mãos de fraudadores e permanece no ecossistema legal, o que é benéfico para consumidores e empresas.