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Extraindo dados de Redes Sociais para métricas

Neste InterCon 2012, eu tive a alegria de palestrar ao lado do meu amigo Rafael Novello, desenvolvedor da Digital Cube. Falamos sobre como extrair dados das mídias sociais, que normalmente não são facilmente encontrados na maioria das ferramentas. São necessidades – bem específicas em alguns casos – que enriquecem as análises de Social Media.

Frequentemente, nós, os analistas de Buzz Intelligence, olhamos muito para o número de likes, shares, comentários, RTs, seguidores e fãs para medir alcance e popularidade dos perfis nas redes sociais. Muitas vezes, a gente se esquece de olhar um pouco mais a fundo estas métricas de mídias sociais e entender quem está por trás delas: as pessoas. Pensando nisso, o Novello e eu montamos este material que mostra alguns problemas que um profissional de Social Media pode encontrar e como o nosso amigo desenvolvedor pode resolver isso pra gente. A parte técnica você pode conferir aqui.

Um primeiro exemplo é como eu posso direcionar meu conteúdo no Twitter de acordo com o meu público (e dos meus concorrentes!). O nosso querido programador pode, com algumas linhas de código, fazer uma planilha com a lista de todos os seguidores de qualquer perfil, além de quais foram os usuários que deram RT em um post específico. Pensando nisso, eu posso analisar quanto da minha audiência também está seguindo meu concorrente e quem destas pessoas está se engajando tanto com as minhas publicações como com as dele.

Em um próximo passo, analisando o que a outra empresa faz de conteúdo que dá certo, posso pensar em incluir isso na minha pauta (se for coerente com o que já publico) para chamar a atenção dos seguidores em comum.  Isso pode ajudar a aumentar o engajamento das pessoas com o meu conteúdo, no caso de termos um mesmo público que se engaja com assunto que eu não falo, mas poderia falar.

Em um próximo passo, analisando o que a outra empresa faz de conteúdo que dá certo, posso pensar em incluir isso na minha pauta (se for coerente com o que já publico) para chamar a atenção dos seguidores em comum.  Isso pode ajudar a aumentar o engajamento das pessoas com o meu conteúdo, no caso de termos um mesmo público que se engaja com assunto que eu não falo, mas poderia falar.

Além disso, também posso dar uma atenção maior aos conteúdos que vão além da minha rede, pois estes temas são os que têm um potencial maior de me trazer novos seguidores.

E no Facebook? Também é possível ver as pessoas que mais se engajam com seus posts nesta rede. Do que vale 1 Milhão de fãs se você tem poucos que interagem com o seu conteúdo? Quem serão os seus “fãs de carteirinha“? Aquelas pessoas que gostam de tudo o que você publica, comentam e ainda compartilham… Identificando estes caras, fazer uma estratégia de relacionamento com eles pode potencializar ainda mais o quanto já elogiam, recomendam e defendem a sua marca.

Conseguindo identificar quem são as pessoas que gostam de cada conteúdo, também dá pra pensar nos posts futuros se baseando em algumas análises. Se você quiser atingir um público mais diversificado, por exemplo, mapeie as pessoas que dão likes por tema e veja qual é o mais popular.

Outra coisa que podemos ver é qual conteúdo que dá certo não somente em número de likes, mas que,  além de ter bons números, mantém um público que sempre interage com publicações sobre o assunto.

A riqueza de dados que temos nas redes sociais para analisar as pessoas que se envolvem com a nossa marca é grande. Utilizar disso para direcionar a atuação e aumentar o relacionamento com seus fãs e seguidores já é um passo para começar a pensar em Social CRM. E você, o que está fazendo de bacana com os dados de Social Media? Quais são as métricas que você usa para analisar suas redes sociais?