Os marketplaces são canais de vendas fundamentais para lojistas que desejam ampliar sua visibilidade e consequentemente ter mais vendas online.
Tais plataformas têm grande impacto tanto no e-commerce quanto na confiabilidade do consumidor ao fazer pedidos: de acordo com um levantamento realizado pela All in junto à Opinion Box, 47% dos entrevistados confiam mais em marketplaces do que em mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo.
E-commerces como Mercado Livre, Shopee, Magalu, Shein, entre outros, abrem espaço para que vendedores utilizem suas plataformas para anunciar seus produtos e conquistar vendas através do nome da sua marca, além de os empreendedores não terem a necessidade de cuidar da experiência do usuário no site, já que os próprios marketplaces cuidam de toda a parte de TI.
Todavia, em meio a tantos benefícios, há também desvantagens, e uma delas é a de que os sellers enfrentam desafios significativos ao construir sua marca dentro dos marketplaces.
De tal maneira, torna-se difícil se destacar em meio a uma concorrência acirrada, na qual tantos vendedores competem pelos mesmos clientes, dificultando a criação de um vínculo duradouro com o seu público.
Além disso, os marketplaces geralmente impõem restrições aos sellers em termos de personalização e promoção da marca. As páginas de produtos costumam seguir um formato padronizado, o que limita a capacidade dos vendedores de transmitir sua identidade visual e contar a história da marca.
Tais restrições podem dificultar a construção de um relacionamento sólido e leal com os clientes.
Neste artigo, exploraremos se é possível utilizar o branding nos marketplaces para criar uma relação entre lojistas e consumidores, e dicas para que esse trabalho se torne mais fácil para o empreendedor.
A importância do branding para um negócio digital
O branding desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio, independentemente de estar presente em um marketplace ou em qualquer outro canal de vendas.
Quando falamos sobre branding, isso envolve uma série de ações que criam uma identidade única e reconhecível para a marca, todos alinhados ao posicionamento e a seus valores, com o objetivo de estabelecer uma conexão emocional com os clientes e diferenciar-se da concorrência, fazendo o consumidor escolher a marca na hora da decisão da compra.
Uma pesquisa da Motista, companhia americana que promove inteligência de marca para empresas, mostrou que, em 2018, foram coletados dados de 100 mil clientes por três anos (2016-2018). No relatório, foi identificado que clientes conectados emocionalmente com uma marca têm um tempo de vida 306% maior e uma taxa de 71% que recomendam a marca.
O branding pode envolver desde a identidade visual da marca, como também seu tom de voz, o despertar de lembranças e sensações diferentes que ela proporciona, entre outros elementos.
Basta pensar em marcas como Marisa, que, ao ouvir o “De mulher pra mulher” já associamos à empresa, ou o som característico dos comerciais do McDonalds, entre outras empresas.
Já dentro dos marketplaces, o branding é igualmente importante, apesar das restrições e dos desafios enfrentados pelos sellers.
Ter uma marca sólida e bem definida ajuda a criar confiança nos clientes, aumentando a probabilidade de eles escolherem seus produtos.
Além disso, o branding permite que os sellers se destaquem em um mercado saturado. Mesmo dentro de um ambiente altamente competitivo, uma marca bem construída pode atrair a atenção dos consumidores e tornar-se sinônimo de qualidade, confiabilidade e excelência, o que garante maior fidelização dos clientes e faz uma loja não ser somente mais uma no marketplace.
Embora os marketplaces possam limitar a personalização e a exposição da marca, é essencial que os sellers encontrem maneiras de transmitir sua identidade e criar uma percepção positiva junto aos clientes.
No próximo tópico, exploraremos os desafios específicos enfrentados pelos sellers na construção de sua marca dentro dos marketplaces e discutiremos estratégias para superar essas barreiras.
Desafios para construir uma marca nos marketplaces
Como dito, desenvolver branding nos marketplaces apresenta uma série de desafios únicos. Alguns dos principais obstáculos enfrentados pelos sellers incluem:
Concorrência acirrada: os marketplaces abrigam um grande número de vendedores que oferecem produtos semelhantes. Destacar-se em meio a essa concorrência pode ser desafiador, especialmente para sellers iniciantes ou com orçamentos limitados para investir em marketing fora dos marketplaces ou investir em ferramentas ads dessas plataformas – Mercado Ads, Shopee Ads, entre outras.
Restrições de personalização: a maioria dos marketplaces impõe restrições aos sellers em termos de personalização de suas páginas de produtos ou mesmo em seus anúncios, o que limita a capacidade de transmitir a identidade visual da marca, seu tom de voz e criar uma experiência única para os clientes.
Dependência da reputação do marketplace: a reputação do marketplace pode afetar a percepção da marca pelos consumidores. Se o marketplace tiver uma reputação negativa ou problemas de qualidade em geral como navegação, responsividade do site, atendimento etc., isso pode prejudicar a marca do seller, mesmo que seus produtos sejam de alta qualidade.
Dicas e estratégias para maximizar o branding dentro dos marketplaces
Embora os desafios de construir uma marca nos marketplaces sejam significativos, existem estratégias eficazes que podem auxiliar os empreendedores a superá-los.
Otimização da página de perfil e descrições de produtos
É preciso aproveitar ao máximo as opções de personalização disponíveis dentro de um marketplace.
Algumas plataformas permitem mais opções do que outras, é claro, mas é essencial criar uma página de perfil atraente e profissional, destacando os principais aspectos da marca. Além disso, é preciso investir tempo na criação de descrições de produtos detalhadas, atraentes e otimizadas para palavras-chave relevantes, utilizando técnicas de copywriting que, basicamente, são textos persuasivos.
Solicitação de feedback e avaliações positivas dos clientes
A reputação e as avaliações dos clientes são importantes para construir confiança e credibilidade, principalmente nos marketplaces. Portanto, os lojistas devem incentivar seus clientes a deixarem feedbacks e avaliações após a compra, podendo ser através de chamadas em folders nos produtos que peçam ao consumidor para realizar a classificação ou mesmo no WhatsApp.
Destaque sua proposta de valor única
Os lojistas devem identificar os pontos fortes e diferenciais da sua marca, destacando-os em suas comunicações com os clientes. Isso pode ser feito complementar ao tópico anterior, mostrando prints de avaliações e feedbacks positivos dos clientes em seus anúncios caso a plataforma permita, além de mostrar como seus produtos se destacam em relação aos concorrentes e como eles podem atender às necessidades e aos desejos dos consumidores, destacando pontos dos seus benefícios – seja na descrição ou em respostas.
Ofereça um atendimento excepcional ao cliente
Um bom atendimento ao cliente, garantindo que os clientes recebam um suporte eficiente e personalizado, auxilia no branding e na lembrança de uma marca.
Portanto, responder prontamente às perguntas e às preocupações dos clientes e tratar quaisquer problemas de maneira ágil e satisfatória são chaves para fortalecer uma loja nos marketplaces.
Um atendimento eficiente cria uma experiência positiva, fortalece a reputação da sua marca e incentiva a fidelização do cliente.
Integre sua marca nas embalagens e envio dos produtos
Mesmo que a personalização da página de produtos seja limitada, o lojista pode usar a embalagem e o envio dos produtos como oportunidades para promover sua marca.
Isso pode ser feito utilizando materiais de embalagem personalizados, como etiquetas ou inserções com o logotipo da sua marca, folders, práticas de unboxing, entre outras ações para deixar uma impressão duradoura nos clientes.
Alternativas fora dos marketplaces
Os canais de vendas online não se limitam aos marketplaces – pelo contrário, eles devem ser usados em complemento caso o empreendedor queira adquirir cada vez mais público.
Ao pensar nisso, criar um e-commerce independente através de portais de lojas virtuais dará ao lojista maiores oportunidades de desenvolver o branding de sua marca. Afinal, ele terá controle sobre seu site, pode criar uma identidade visual e reforçar sua comunicação.
Todavia, para aqueles que estão iniciando, o custo da manutenção e o tempo necessário para investir em lojas virtuais próprias pode ser igualmente um desafio. Portanto, realizar um trabalho de marketing nas redes sociais direcionando o público para sua loja nos marketplaces também é uma estratégia eficiente. Mas será necessária igualmente uma produção de conteúdo constante para se obter resultados.
Já em marketplaces de nicho, que são plataformas virtuais mais segmentadas, como a Elo7, a qual é focada em produtos artesanais, o branding pode ser mais eficaz e relevante, uma vez que a segmentação mais específica permite uma conexão mais direta com o público-alvo.
Afinal, é possível construir branding em lojas dentro dos marketplaces?
Apesar das dificuldades e desafios relacionados a construir uma marca reconhecível dentro dos marketplaces, ainda sim é possível trabalhar o branding dentro de tais plataformas, caso o empreendedor queira.
Além disso, direcionar os esforços para desenvolver o branding de uma empresa é fundamental para ter resultados de curto a longo prazo, o que é essencial para manter um negócio saudável e com rentabilidade.
Uma dica extra é buscar por plataformas que integram múltiplos canais de vendas para que o empreendedor consiga fazer sua gestão tanto nos marketplaces em que está quanto em sua própria loja virtual, o que facilitará o desenvolvimento de estratégias de branding, entre outras ações.