Logo E-Commerce Brasil

E-commerce de sucesso: a hora é agora!

A hora é agora! Estamos na maior temporada de compras do ano e, por isso mesmo, chegou o momento de os varejistas online terem em vista o que faz um e-commerce ter sucesso.

Nossa primeira dica para quem quer aproveitar a onda do e-commerce nas últimas semanas do ano é investir em tecnologia móvel. É bom ter em mente que, em abril deste ano, o Google mudou a maneira de classificar sites nas buscas por dispositivos móveis. A mudança leva em conta como o seu site está – ou não – otimizado para quem o visualiza em dispositivos móveis. E lembre-se: mundialmente quase metade de todas as buscas e pesquisas de compras em e-commerce ocorre por meios móveis. É bom ter em conta, ainda, que segundo o IBM Watson Trend, na temporada de fim de ano de 2014, os sites de e-commerce tiveram uma média de 45% de tráfego e 22% de vendas vindos de smartphones e tablets. O levantamento é baseado no monitoramento de dezenas de milhões de conversas online e mais de 10 mil outras fontes de informação online nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Existem várias maneiras de configurar seu site para meios móveis, o mais simples é o web design receptivo. Layouts de página limpos, imagens que podem ser redimensionadas e pesquisas de mídia oferecem um site com ótima aparência, não importa em qual dispositivo seja visualizado. Para novos negócios, o web design receptivo é a opção mais eficaz em termos de custo e tempo.

Aqui vai outra dica. Uma das características mais importantes do um site “mobile-friendly”, isto é, amigável para quem o utiliza em um celular, é dispor de um processo de finalização de compras de uso fácil. Garanta que os botões “Adicionar ao Carrinho” e “Finalizar Compra”, bem como o ícone do seu carrinho de compras, sejam fáceis de achar e de ler. Mantenha um uso mínimo de imagens, porque o tempo de carregamento afeta o abandono do site. Use botões grandes que possam ser facilmente tocados numa tela pequena. Coloque o número do seu telefone no topo de cada página. Peça o mínimo possível de informações novas de clientes existentes. Eles devem poder finalizar a compra somente com o nome de usuário e senha.

Quem vende via internet por meio de uma telinha de celular também deve considerar eliminar a necessidade de os clientes fornecerem números de cartão de crédito e outras informações de pagamento – como endereços de entrega e de cobrança – na finalização de suas compras. As informações de pagamento previamente armazenadas em compras feitas anteriormente são um dos motivos pelos quais as transações processadas chegam a ter uma taxa de conversão na finalização de compras 70% maior do que em finalizações sem esse recurso. Em resumo, quanto menos etapas um consumidor encontrar para finalizar a sua compra ao celular, maior as chances de venda.

Embora mobilidade, segurança, finalização de compra e flexibilidade devam estar no foco dos varejistas o ano inteiro, o período de festas é particularmente importante. Ofereça bons produtos, boas promoções e opções de pagamento atraentes. E boas vendas!