Com uma média de 60% a 75% de abandono de carrinho, este problema é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos lojistas. Vou falar sobre algumas dicas de recuperação de carrinho abandonado por e-mail, para que seu e-commerce reconquiste as vendas.
Entender a razão pela qual houve o abandono de carrinho é uma maneira efetiva de amenizar o problema. O frete estava caro? O cupom não funcionou? Ou o site não era intuitivo e isso fez com que o consumidor desistisse da compra?
Persista com o carrinho
Manter o carrinho intacto, ou seja, deixar o item disponível pode ser uma boa estratégia.
Muitas pessoas podem ter fechado guias sem querer, esquecido de concluir a compra ou feito simulação de frete e opções de pagamento.
Manter o carrinho intacto e mandar um e-mail de lembrança para o consumidor sobre os produtos que estão esperando é uma forma efetiva de restabelecer contato com seu consumidor.
Captura do e-mail para carrinho abandonado
Pedir para o usuário o e-mail no início do processo de checkout aumenta, significativamente, a chance de recuperação de carrinho. Afinal, com o e-mail do usuário já no sistema, o segundo contato é facilitado.
Mostre valor
Ao mandar um e-mail de contato, visando a recuperação de carrinho, tenha certeza de mostrar algum tipo de vantagem sobre comprar na sua loja.
Frete grátis, cupons de desconto, troca grátis, seguro e assim por diante, são alguns exemplos. É importante mostrar ao consumidor que sua loja pensa nele e que existem vantagens em adquirir os produtos no seu e-commerce.
Crie urgência
Mensagens como estoque limitado ou poucas unidades disponíveis despertam o sentimento de urgência no usuário. Especialmente se aquele item é um produto desejado.
Não seja um spam
Quando falamos em recuperação de carrinho por e-mail, talvez essa seja a maior das dicas que temos para dar.
Lógico que é importante relembrar ao consumidor sobre os produtos que estão esperando por ele, sobre as vantagens da sua loja e as promoções.
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Contudo, mandar e-mails em abundância pode ter o efeito contrário e deixar o consumidor irritado.
Isso faz com que seus e-mails possam parar na caixa de spam ou que o consumidor, definitivamente, não compre na sua loja.
Mandar e-mails é importante e auxilia demais na recuperação de carrinho abandonado, mas tudo deve ser feito com cuidado e com propósito.
Conclusão
Parecem simples e óbvias demais. Mas, são pequenas coisas que podem ser automatizadas através de ferramentas que conseguem garantir a recuperação de carrinho abandonado.
O seu e-commerce não precisa de dicas e soluções mega inovadoras para desempenhar melhor. Na realidade, são passos simples que, se seguidos, garantem resultados bons para o seu e-commerce.
É sempre importante se colocar no lugar do usuário também. Mande e-mails que sejam a cara da sua loja, que conversem com o seu cliente e que mostrem o porquê do seu produto ser necessário.