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Carrinho abandonado: dicas para recuperar

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Com uma média de 60% a 75% de abandono de carrinho, este problema é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos lojistas. Vou falar sobre algumas dicas de recuperação de carrinho abandonado por e-mail, para que seu e-commerce reconquiste as vendas.

Entender a razão pela qual houve o abandono de carrinho é uma maneira efetiva de amenizar o problema. O frete estava caro? O cupom não funcionou? Ou o site não era intuitivo e isso fez com que o consumidor desistisse da compra?

Persista com o carrinho

Manter o carrinho intacto, ou seja, deixar o item disponível pode ser uma boa estratégia.

Muitas pessoas podem ter fechado guias sem querer, esquecido de concluir a compra ou feito simulação de frete e opções de pagamento.

Manter o carrinho intacto e mandar um e-mail de lembrança para o consumidor sobre os produtos que estão esperando é uma forma efetiva de restabelecer contato com seu consumidor.

Captura do e-mail para carrinho abandonado

Pedir para o usuário o e-mail no início do processo de checkout aumenta, significativamente, a chance de recuperação de carrinho. Afinal, com o e-mail do usuário já no sistema, o segundo contato é facilitado.

Mostre valor

Ao mandar um e-mail de contato, visando a recuperação de carrinho, tenha certeza de mostrar algum tipo de vantagem sobre comprar na sua loja.

Frete grátis, cupons de desconto, troca grátis, seguro e assim por diante, são alguns exemplos. É importante mostrar ao consumidor que sua loja pensa nele e que existem vantagens em adquirir os produtos no seu e-commerce.

Crie urgência

Mensagens como estoque limitado ou poucas unidades disponíveis despertam o sentimento de urgência no usuário. Especialmente se aquele item é um produto desejado.

Não seja um spam

Quando falamos em recuperação de carrinho por e-mail, talvez essa seja a maior das dicas que temos para dar.

Lógico que é importante relembrar ao consumidor sobre os produtos que estão esperando por ele, sobre as vantagens da sua loja e as promoções.

Leia também: CNI: tabela do frete agrava distorções no transporte de carga e afeta preços

Contudo, mandar e-mails em abundância pode ter o efeito contrário e deixar o consumidor irritado.

Isso faz com que seus e-mails possam parar na caixa de spam ou que o consumidor, definitivamente, não compre na sua loja.

Mandar e-mails é importante e auxilia demais na recuperação de carrinho abandonado, mas tudo deve ser feito com cuidado e com propósito.

Conclusão

Parecem simples e óbvias demais. Mas, são pequenas coisas que podem ser automatizadas através de ferramentas que conseguem garantir a recuperação de carrinho abandonado.

O seu e-commerce não precisa de dicas e soluções mega inovadoras para desempenhar melhor. Na realidade, são passos simples que, se seguidos, garantem resultados bons para o seu e-commerce.

É sempre importante se colocar no lugar do usuário também. Mande e-mails que sejam a cara da sua loja, que conversem com o seu cliente e que mostrem o porquê do seu produto ser necessário.