- Quem é ELE/ELA ?
- Porque escolheu sua loja ?
- Porque estilistas, gerentes de produto, pessoal do marketing, do visual merchandising devemos estar atentos a todos os detalhes que envolvem a venda, ao encantamento do cliente ?
- Porque limpar a vitrine e a loja fazem parte do dia a dia? Iluminação, coordenação das peças, planejamento da coleção, da exposição etc.
- Vou visitar a concorrência? Sei quem são meus concorrentes diretos e indiretos? O que a minha loja tem que não tem na concorrência ou vice-versa ?
- Estou atenta às novas tendências de moda como um todo? Não só do vestuário e acessórios , mas de novas formas e formatos de venda, da “moda” de oferecer coisas diferentes para o seu cliente.
A evolução do consumo de Moda: da máquina registradora manual ao cabide "curtidor" e ao e-commerce
Falar um pouco da minha trajetória nestes 27 anos de profissão no Varejo de Moda é inevitável, perante as novas opções de compras de roupas e acessórios que vemos hoje em dia no mercado Mundial.
Quando comecei, em uma Rede de Lojas de Departamentos(C&A), tudo ainda era bastante manual, desde os caixas até a contagem nos inventários das lojas, que eram feitos bem cedo, antes loja abrir; peças contadas uma a uma, sem leitores de códigos de barra. Aliás, as etiquetas não tinham código de barras – estou falando de 1986.
E eu, jovem publicitária recém formada, trainee da loja observava tudo, o que me valeu muito nos anos como Gerente de Compras nesta rede de lojas e em outras. E ainda hoje, tudo isso me vale muito nas aulas que dou e nas consultorias que faço! Pesquisa, observação! Escutar os clientes.
Mas ali, em 1986, já existia uma preocupação fundamental que vemos hoje no varejo: relacionar o produto com o estilo de vida do cliente. Naquela época, e ainda hoje, precisamos ter a resposta para algumas questões na ponta da língua.