Logo E-Commerce Brasil

Confira alguns dos principais indicadores de desempenho para e-commerce

Por: Rafaela Ricardo

Formada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, criadora de conteúdo no Portal Soluções Industriais.

Ver página do autor
Ao contrário do que muitos acreditam, gerenciar um e-commerce não é uma tarefa simples. Afinal de contas, o ambiente online é altamente competitivo e requer atenção dobrada e muito planejamento. Por essa razão, não há espaço para erros. O empreendedor deve sempre estar de olho no desempenho da plataforma e das vendas, além de manter uma análise constante sobre os rendimentos e resultados do negócio. Além disso, as decisões tomadas em um e-commerce requer o máximo de convicção. E para todos os requisitos que expomos até aqui, é necessário se basear em dados e informações para avaliar a sua performance. Um e-commerce de produtos não conseguirá saber a atual situação do seu negócio sem medir e mensurar todos os seus resultados, certo? Por essa razão, para acertar em todas as escolhas e se desenvolver, contamos com grandes aliados: os indicadores de desempenho para e-commerce! Os indicadores de desempenho para e-commerce também são conhecidos como KPIs - Key Performance Indicators. Eles consistem em métricas que avaliam a performance e resultados das ações e objetivos traçados por sua empresa. A seguir você confere alguns dos principais indicadores de desempenho que você pode utilizar para ter resultados visíveis em seu e-commerce.

Tráfego no site

Você sabia que o número de visitantes que acessaram o seu site durante um determinado período pode ser um ótimo indicador de desempenho para o seu e-commerce? Quanto maior o tráfego do seu site, maiores são as chances de vendas! E o mesmo vale para o oposto: sem visita, sem vendas! Se você começou a construir um e-commerce recentemente, é comum que o tráfico dele será inferior ao de uma loja já estabelecida há tempos no mercado. Porém, com esse indicador de desempenho você já consegue estabelecer metas de tráfego e criar estratégias para alcançar mais clientes!

Taxa de cliques

Todo e-commerce que procura estar visível nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, já investiu ou investirá em links patrocinados — também conhecido por anúncios pagos. Para saber se uma campanha foi eficiente, no entanto, é necessário saber do desempenho da mesma. E isso você consegue fazer mensurando a taxa de cliques de um anúncio. Basta fazer assim: divida o total de quantidade de vezes que ele aparece pelo total de cliques realizados. A taxa de cliques é um dos indicadores mais essenciais para trazer informações relevantes. É por meio dela que você saberá se o anúncio está atraindo os leads certos, se ele é realmente atrativo, dentre outros.

Páginas visitadas

Por último e não menos importante, o Página Visitadas (ou Page Views) pode ser considerado outro essencial indicador de desempenho para o seu e-commerce. A taxa apresentada por esse indicador é muito importante, pois indica quais os produtos que os seus leads (potenciais clientes) possuem mais interesse. Conhecendo o seu ranking de páginas mais acessadas, você pode adicionar estratégias diversas, como oferecer promoções, brindes e descontos. Dependendo da informação adquirida pela métrica, você pode reforçar suas vendas com um preço mais acessível. E o mesmo pode ser feito ao direcionar o cliente para outros produtos que complementem a venda. Tudo dependerá dos seus objetivos e estratégias!