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Como o seu estoque afeta as suas vendas?

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Montar estoque ainda é um detalhe que causa dor de cabeça em muitos lojistas. Primeiro, é preciso, sim, ter um estoque. Não é porque você vende na internet que pode comprar o produto do fornecedor depois que fizer a venda.

Aliás, faça isso e pode ter certeza que as vendas não vão crescer. Se você for o fabricante dos produtos, a história é um pouco diferente.

O mesmo pensamento da loja física vale para a online, se não tem produtos em estoque, a venda não é feita. O consumidor, principalmente o brasileiro, é impaciente. A não ser que sua loja seja a única que comercializa aquele
produto, o consumidor vai comprar em lojas que tenham o produto a pronta entrega.

Se o tempo de envio já é um grande motivador para fazer o consumidor desistir da venda, e grande influenciador nos perfis campeões do mercado livre, imagine se você demorar, pois nem tem o produto em estoque.

Quanto devo estocar de produtos?

Para a loja física o estoque ideal é 1 para 5. A cada 1 venda, é necessário 5 produtos em estoque. Já para a virtual, o número cai para 2,5. Ou seja, a cada 1 venda, é preciso ter 2,5 produtos em estoque. Mesmo em casos em que você seja o fabricante dos produtos, longas datas de envio até o consumidor são um grande motivo para desistência da compra. Por isso, é importante que, pelo menos os produtos de maior venda, estejam em estoque.

Para os produtos que são fazem parte da curva A de faturamento do seu negócio, ou seja, o carro chefe do seu negócio, a conta do estoque é um pouco diferente. São produtos que mais saem, por isso é necessário que haja mais
unidades para serem vendidas.

Ao invés de ser 1 para 2,5, a curva A é 1 para 10. Se já possuir um histórico de vendas de 30 dias, basta pegar esse número e multiplicar por 10 para saber a quantidade de estoque necessária para esses produtos.

Para produtos da curva B, a conta é multiplicada por 5. Para 1 produto vendido, é necessário ter 5 em estoque. E para a curva C, que são produtos que saem com menor frequência, a conta permanece em 2,5.

Tempo é dinheiro

Peguemos, como exemplo, as métricas do Mercado Livre. O tempo de envio do produto é levado em consideração para contas campeãs de vendas.

O tempo que o lojista demora para postar o produto não deve ultrapassar 24 hrs, de acordo com o próprio Mercado Livre. Ou seja, tempo é dinheiro.

Quanto melhor classificada a sua conta, melhores as possibilidades de vendas. O mesmo vale para os e-commerces. O consumidor tem pressa e ele quer o produto em mãos no menor tempo possível.

Não ter produtos em estoque, por mais que você informe que chegarão em breve, já funciona como um incentivo
para procurar outra loja.

Conclusão

Simplificando, essa é a forma de montar um estoque eficiente para o seu e-commerce.

Curva A x10
Curva B x5
Curva C x2,5

Claro que é preciso fazer a validação do produto primeiro e a conta é um pouco diferente para lojas que sejam fabricantes. Contudo, seguindo essa conta simples, é possível montar um estoque para o seu e-commerce de modo em que as vendas não sejam afetadas por falta de estoque.

E muito menos que dinheiro seja perdido com produtos que “sobraram”. O estoque ocupa uma grande parte da preocupação dos gestores de e-commerce e é preciso ficar atento à ele. Vender pela internet não dá carta branca para demoras ou atrasos.

Afinal, sua loja não está competindo apenas com o bairro, mas sim o mundo. Um clique pode ser o suficiente para o consumidor desistir da venda.