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Como profissionalizar o seu e-commerce

Por: Janice Rodrigues

CMO e Head of ESG na Kangu

CMO e Head of ESG na Kangu, plataforma de gestão de fretes. Atua há mais de 15 anos com inovação, desenvolvimento de negócios e marcas que conciliam crescimento, foco no consumidor e impacto socioambiental positivo. Já atuou em empresas como Natura e Unilever e, ao longo de sua carreira, concluiu especializações nas áreas de negócios, branding e estratégia de marketing digital. Atualmente, lidera as áreas de marketing, vendas, performance, parcerias e sustentabilidade e é responsável pelo posicionamento e expansão dos serviços.

Para quem tem um e-commerce, é essencial não apenas manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, mas também estar em conformidade com as leis fiscais e tributárias. Isso significa que a emissão de nota fiscal eletrônica é uma obrigação para qualquer negócio que venda produtos online, entre outros itens importantes para não ficar para trás nesse universo.

Está pensando em profissionalizar o seu e-commerce, mas não sabe exatamente quais passos seguir para isso? Entenda mais do assunto e descubra o caminho certo para começar a seguir.

Está pensando em profissionalizar o seu e-commerce, mas não sabe exatamente quais passos seguir para isso? Continue lendo para entender mais do assunto e descobrir o caminho certo para começar a seguir.

Por que devo profissionalizar o meu e-commerce?

Profissionalizar um e-commerce com a nota fiscal e outros recursos é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e para garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Algumas das principais razões para profissionalizar o seu e-commerce são:

– Melhora a experiência do usuário: Um e-commerce profissional oferece uma experiência de compra agradável, fácil e intuitiva, o que resulta em mais vendas e fidelização de clientes.

– Aumenta a credibilidade do negócio: Um e-commerce profissional passa mais credibilidade e confiança ao cliente, o que pode ser decisivo na hora de fechar uma venda.

– Aumenta a competitividade: Um e-commerce profissional é capaz de competir com grandes players do mercado, oferecendo qualidade, eficiência e preços competitivos.

– Melhora a gestão do negócio: Um e-commerce profissional permite que a gestão do negócio seja mais eficiente, por meio da utilização de ferramentas de análise e gestão de dados, controle de estoque, automação de processos, entre outras.

– Possibilita a expansão do negócio: Com um e-commerce profissional, é possível expandir o negócio para novos mercados, aumentando a visibilidade da marca e as oportunidades de vendas.

Estratégia de marketing

Com a crescente popularidade do e-commerce, é cada vez mais importante que as empresas tenham uma estratégia de marketing eficaz para profissionalizar suas operações online. Uma estratégia de marketing bem-sucedida pode ajudar a atrair mais tráfego para o site, converter visitantes em clientes e aumentar a fidelidade dos clientes existentes.

Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a diferenciar a marca de uma empresa da concorrência, criando uma imagem forte e atraente que ressoa com o público-alvo. Isso pode ser alcançado por meio de táticas de marketing.

Além disso, a estratégia de marketing pode ser usada para medir e avaliar o desempenho do e-commerce. Por meio da análise dos resultados das campanhas de marketing, a empresa pode identificar áreas que precisam de melhorias, otimizar o investimento em publicidade e ajustar a abordagem de marketing para obter melhores resultados.

Profissionalizar o frete

Profissionalizar o frete é fundamental para aprofundar a profissionalização do e-commerce. O frete é uma das principais preocupações dos consumidores no momento da compra online e pode ter um impacto significativo na experiência do cliente e na satisfação geral com a marca.

Investir em opções em busca da profissionalização do frete pode levar a uma maior eficiência e redução de custos, tanto para a empresa quanto para o cliente. Isso pode ser alcançado através de parcerias com empresas de logística confiáveis, automatização de processos de transporte e embalagem, e análise de dados para identificar áreas de melhoria.

Um frete de qualidade pode melhorar a imagem da empresa, principalmente se houver uma nota fiscal para o cliente, tornando-a mais confiável e competente aos olhos dos consumidores. Além disso, oferecer diferentes opções de frete e prazos de entrega juntos de uma nota fiscal pode ser um incentivo para compras.

O que é a nota fiscal e para que serve no e-commerce?

A nota fiscal eletrônica é um documento fiscal digital que registra todas as transações de compra e venda de produtos ou serviços. Ela é uma ferramenta importante para manter o controle sobre o seu negócio, além de garantir a transparência e a legalidade das transações comerciais.

No e-commerce, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é obrigatória para todas as transações comerciais. Ela deve ser emitida pelo vendedor logo após a conclusão da venda e enviada ao comprador. Além disso, a nota fiscal deve estar disponível no site da empresa para que o comprador possa acessá-la sempre que necessário.

A NF-e é essencial no e-commerce, pois garante a segurança da transação, a transparência na relação entre vendedor e comprador e o cumprimento das obrigações fiscais. Além disso, a nota fiscal pode ser utilizada para fins de contabilidade, permitindo que a empresa acompanhe suas vendas e lucros.

Qual é a importância da nota fiscal para o e-commerce?

Como já citamos anteriormente, a nota fiscal é extremamente importante para que o e-commerce esteja em conformidade com a lei. O que não falamos é que a não emissão de nota fiscal pode ser considerada crime.

Como descrito no artigo 1°, inciso V da lei 8737/1990: “negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação”.

Se você decidir por seguir todas as nossas dicas para profissionalizar o seu e-commerce e começar a dar uma atenção para estratégias de marketing, frete, nota fiscal e outros fatores sobre os quais falamos aqui, é muito provável que terá sucesso em sua caminhada como empreendedor.