Como trazer mais agilidade, produtividade e satisfação aos clientes do seu e-commerce? Essa é a pergunta que muitos empreendedores se fazem, e a resposta, assim como muitas das mercadorias vendidas online, pode passar pelo centro de distribuição.
Ele pode ser o verdadeiro diferencial competitivo do seu negócio, já que a logística, muitas vezes, costuma ser um elemento crucial para o sucesso ou o fracasso de uma loja virtual.
![](https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/04/47-centros-de-distribuicao.jpg.webp)
Mas quais são as vantagens de apostar em um centro de distribuição para turbinar seu negócio? Como esses espaços funcionam? Existe alguma diferença entre centro de distribuição e armazém?
Todas essas perguntas – e mais algumas – são respondidas neste artigo. Entenda todos os benefícios de contar com um centro de distribuição e aproveite!
O que é um centro de distribuição?
Vamos começar pelo conceito: centro de distribuição é o espaço físico no qual as mercadorias ficam armazenadas após saírem da fábrica e antes de serem transportadas para um ponto de venda ou para a casa do consumidor final.
Eles são espaços estratégicos na cadeia logística porque costumam garantir mais agilidade para o processo da entrega, já que ficam localizados mais próximos dos clientes e conseguem suprir mais rapidamente a demanda de compra.
Os centros de distribuição – também conhecidos pela sigla CD por quem trabalha nesse mercado – podem ser da própria empresa, no caso de e-commerces de grande porte, ou de uma transportadora, com áreas divididas para diversos negócios.
Como funciona um centro de distribuição?
As funções de um CD não se limitam a receber e despachar mercadorias, ok? Muitos centros de distribuição são responsáveis por diversas etapas da cadeia logística e podem beneficiar todo o processo de um negócio digital. Abaixo, listamos algumas:
Recebimento de mercadorias
Esta é uma das funções primordiais e inatas aos centros de distribuição: receber mercadorias. É algo que ocorre frequentemente e inclui não só a descarga dos materiais, mas também a checagem da carga e a documentação a ela atribuída.
Movimentação
Depois de entregues, as mercadorias são organizadas para movimentação dos produtos dentro do centro de distribuição – sim, estamos falando de transporte interno. É preciso lembrar que os CDs são lugares enormes, galpões com milhares de metros quadrados, então é preciso ter agilidade e assertividade também nessa etapa.
Separação
Essa é uma etapa fundamental, já que é a última em que a empresa que vendeu a mercadoria tem controle dos processos e dos produtos. É aqui que o conteúdo armazenado será separado e retirado para entrega de acordo com a documentação e os dados daquele pedido.
Expedição
Hora de enviar para os clientes! A etapa de expedição pode ser terceirizada ou interna, a depender do tamanho e das condições de cada e-commerce.
O objetivo principal do centro de distribuição é tornar as entregas mais ágeis. Por isso, as viagens costumam ser bastante objetivas e organizadas para suprir o maior número de clientes.
Qual a importância dos centros de distribuição para o lojista?
Como falamos no início deste artigo, o centro de distribuição pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Isso porque ele desempenha papéis estratégicos no processo de logística e pode fazer com que você otimize custos – com entregas mais bem mapeadas e mais ágeis, além de economia de combustível e de número de viagens, por exemplo.
Com um CD bem organizado e bem localizado, você garante estoque centralizado, maior controle sobre os processos e mais eficiência ao fazer a gestão sazonal das suas vendas.
Agora que você já sabe tudo sobre os CDs, conta pra gente: pronto para investir em um bom centro de distribuição para o seu e-commerce?