Logo E-Commerce Brasil

Centros de distribuição: você sabe como eles funcionam?

Por: Janice Rodrigues

CMO e Head of ESG na Kangu

CMO e Head of ESG na Kangu, plataforma de gestão de fretes. Atua há mais de 15 anos com inovação, desenvolvimento de negócios e marcas que conciliam crescimento, foco no consumidor e impacto socioambiental positivo. Já atuou em empresas como Natura e Unilever e, ao longo de sua carreira, concluiu especializações nas áreas de negócios, branding e estratégia de marketing digital. Atualmente, lidera as áreas de marketing, vendas, performance, parcerias e sustentabilidade e é responsável pelo posicionamento e expansão dos serviços.

Como trazer mais agilidade, produtividade e satisfação aos clientes do seu e-commerce? Essa é a pergunta que muitos empreendedores se fazem, e a resposta, assim como muitas das mercadorias vendidas online, pode passar pelo centro de distribuição.

Ele pode ser o verdadeiro diferencial competitivo do seu negócio, já que a logística, muitas vezes, costuma ser um elemento crucial para o sucesso ou o fracasso de uma loja virtual.

Os centros de distribuição – ou CDs, como são conhecidos pelos profissionais de e-commerce – são essenciais para fazer a engrenagem do comércio eletrônico girar.

Mas quais são as vantagens de apostar em um centro de distribuição para turbinar seu negócio? Como esses espaços funcionam? Existe alguma diferença entre centro de distribuição e armazém?

Todas essas perguntas – e mais algumas – são respondidas neste artigo. Entenda todos os benefícios de contar com um centro de distribuição e aproveite!

O que é um centro de distribuição?

Vamos começar pelo conceito: centro de distribuição é o espaço físico no qual as mercadorias ficam armazenadas após saírem da fábrica e antes de serem transportadas para um ponto de venda ou para a casa do consumidor final.

Eles são espaços estratégicos na cadeia logística porque costumam garantir mais agilidade para o processo da entrega, já que ficam localizados mais próximos dos clientes e conseguem suprir mais rapidamente a demanda de compra.

Os centros de distribuição – também conhecidos pela sigla CD por quem trabalha nesse mercado – podem ser da própria empresa, no caso de e-commerces de grande porte, ou de uma transportadora, com áreas divididas para diversos negócios.

Como funciona um centro de distribuição?

As funções de um CD não se limitam a receber e despachar mercadorias, ok? Muitos centros de distribuição são responsáveis por diversas etapas da cadeia logística e podem beneficiar todo o processo de um negócio digital. Abaixo, listamos algumas:

Recebimento de mercadorias

Esta é uma das funções primordiais e inatas aos centros de distribuição: receber mercadorias. É algo que ocorre frequentemente e inclui não só a descarga dos materiais, mas também a checagem da carga e a documentação a ela atribuída.

Movimentação

Depois de entregues, as mercadorias são organizadas para movimentação dos produtos dentro do centro de distribuição – sim, estamos falando de transporte interno. É preciso lembrar que os CDs são lugares enormes, galpões com milhares de metros quadrados, então é preciso ter agilidade e assertividade também nessa etapa.

Separação

Essa é uma etapa fundamental, já que é a última em que a empresa que vendeu a mercadoria tem controle dos processos e dos produtos. É aqui que o conteúdo armazenado será separado e retirado para entrega de acordo com a documentação e os dados daquele pedido.

Expedição

Hora de enviar para os clientes! A etapa de expedição pode ser terceirizada ou interna, a depender do tamanho e das condições de cada e-commerce.

O objetivo principal do centro de distribuição é tornar as entregas mais ágeis. Por isso, as viagens costumam ser bastante objetivas e organizadas para suprir o maior número de clientes.

Qual a importância dos centros de distribuição para o lojista?

Como falamos no início deste artigo, o centro de distribuição pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Isso porque ele desempenha papéis estratégicos no processo de logística e pode fazer com que você otimize custos – com entregas mais bem mapeadas e mais ágeis, além de economia de combustível e de número de viagens, por exemplo.

Com um CD bem organizado e bem localizado, você garante estoque centralizado, maior controle sobre os processos e mais eficiência ao fazer a gestão sazonal das suas vendas.

Agora que você já sabe tudo sobre os CDs, conta pra gente: pronto para investir em um bom centro de distribuição para o seu e-commerce?