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Como melhorar a experiência do consumidor no e-commerce farmacêutico

Por: Felipe Paniago

Cofounder e CMO do Reclame AQUI.

Em primeiro lugar, você sabia que o mercado de farmácias faturou R$ 152,1 bilhões em 2021? A informação é da IQVIA – multinacional de tecnologia da informação em saúde e análise clínica. O valor é 10,8% maior que o do ano anterior: R$ 137,3 bilhões. O e-commerce farmacêutico entra nesse contexto para potencializar as vendas do setor.

Se você está em busca de dicas para vender mais no e-commerce farmacêutico, chegou ao lugar certo. A seguir, vamos dar algumas orientações nesse sentido. Olha só!

Crescimento do e-commerce farmacêutico

Segundo dados da Neotrust, a venda de remédios pela internet subiu 87% em 2021. Se for comparar o crescimento de 2019 para 2020, o percentual é ainda maior: 102% de aumento no faturamento. É uma alta bem significativa, não é mesmo?

Tem mais: de acordo com o índice MCC-ENET, em setembro de 2021, a categoria de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos ocupava 6,7% do market share de vendas no comércio eletrônico brasileiro. Em abril de 2022, esse percentual subiu para 7,3%.

Os números mostram que o e-commerce farmacêutico caiu nas graças do consumidor. Afinal de contas, agora, é possível comprar pela internet vitaminas, suplementos, produtos de higiene, beleza, remédios livres e até medicamentos controlados – mediante fornecimento de receita, é claro.

Dicas para melhorar a experiência do cliente

Como você pode perceber, fazer compras pela internet já virou hábito entre os consumidores. E a lógica também vale para os itens vendidos em farmácias.

No entanto, para conseguir resultados positivos, não basta abrir um e-commerce e anunciar os medicamentos por lá. Um comércio eletrônico de sucesso é baseado em planejamento e estratégias. A seguir, vamos dar algumas dicas para melhorar a experiência do cliente e vender mais. Confira!

Invista em reviews no e-commerce farmacêutico

Em primeiro lugar, os reviews são relatos de consumidores reais a respeito da experiência que tiveram com algum produto, serviço ou marca. Abrir esse espaço no e-commerce é uma forma de transmitir credibilidade e atrair outros consumidores.

Pensa bem: as informações lidas nesse campo podem ajudar o cliente a esclarecer dúvidas e tomar uma decisão de compra. Sem contar que essa é uma ferramenta de transparência que indica se uma loja é de confiança ou não.

Além de garantir uma boa experiência ao cliente, os reviews ainda são úteis para melhorar o posicionamento da página no ranqueamento orgânico, aumentar a taxa de conversão e, claro, elevar o faturamento do negócio. Então, vale a pena investir!

Estude o comportamento do consumidor

Estudar o comportamento do consumidor é uma regra básica para o planejamento de qualquer negócio. Afinal de contas, é com base nos desejos e nas necessidades do seu público que será possível definir de forma assertiva o mix ideal de produtos, canais de atendimento, elaborar ofertas atraentes, identificar ameaças e por aí vai.

Sendo assim, faça pesquisas de mercado para entender melhor os hábitos do seu público. Aliás, vale até investir em ferramentas para coleta, armazenamento e análise de dados. Os reviews, por exemplo, são úteis nesse sentido porque fornecem dados importantes sobre os gostos do cliente.

Faça vendas em formato de assinatura

Quem compra um celular novo hoje, provavelmente, voltará a adquirir um eletrônico do tipo só daqui a um ano, não é mesmo? No caso do mercado de medicamentos, essa frequência de compra é um pouco diferente.

Quem toma medicamentos controlados, por exemplo, precisa comprar o produto todos os meses. A mesma lógica vale para a aquisição de fraldas, sabonetes, protetor solar, vitaminas, shampoos, condicionadores etc.

Moral da história: você pode aproveitar essa oportunidade para reter o cliente e garantir uma certa previsibilidade de receita. Nesse contexto, nossa dica é fazer vendas por assinaturas.

Funciona mais ou menos assim: em primeiro lugar, o consumidor escolhe os produtos, a periodicidade de entrega e cadastra o cartão de crédito para a cobrança. Quando chega a data prevista, o pedido é fechado de forma automática e enviado ao consumidor. Simples, prático e seguro.

Para incentivar esse cadastro, vale oferecer descontos para assinantes, benefícios exclusivos, brindes personalizados, e assim por diante.

Implemente a estratégia figital no seu e-commerce

Sabe quando o consumidor compra um item no e-commerce, mas escolhe retirar o produto na loja? Pois bem, essa união entre os canais físicos e digitais é conhecida como figital. Fazer essa integração é interessante para aumentar ainda mais o potencial de vendas, sabe?

Nesse contexto, o cliente pode aproveitar o melhor dos dois mundos: os preços mais atraentes do e-commerce e o acesso ao produto rapidinho, proporcionado pelas farmácias físicas.

De toda forma, vale lembrar que é importante amarrar toda a comunicação com uma boa estratégia omnichannel. Afinal de contas, quando o consumidor for retirar o produto, ele precisa perceber uma coerência em todo o discurso da marca.

Lembre-se do pós-venda

O processo de venda não acaba após o consumidor efetuar o pagamento. Na verdade, é legal acompanhar todo o processo de perto para garantir boas experiências de ponta a ponta: navegação no e-commerce, checkout, atendimento ao cliente, serviço de entrega e, claro, pós-vendas.

Na oportunidade, é possível aplicar pesquisas de satisfação, coletar reviews, enviar cupons de desconto para incentivar novas compras, entre outros.

Aliás, tem outro ponto bem importante: a gestão de crise. Veja bem: todo negócio está sujeito a falhas. Podem acontecer atrasos na entrega, envio de mercadorias trocadas, produtos danificados durante o transporte, e por aí vai.

A empresa precisa estar preparada para lidar com essas adversidades com empatia e soluções rápidas. Dessa forma, além de reverter o quadro de insatisfação, é possível aumentar a credibilidade da marca e fidelizar. É por isso que o pós-venda merece atenção especial.

Em conclusão: o e-commerce farmacêutico está em alta. Afinal de contas, os consumidores gostam da praticidade das compras pela internet e os itens de farmácia também entram nesse pacote. No entanto, para ter sucesso nas vendas, é importante se planejar, viu? Uma dica legal é investir em reviews para conquistar a confiança do cliente e converter vendas.