Ao se inscrever em uma rede de afiliados, você quer ter o seu programa ativo o mais rápido possível para começar a aumentar sua rede de parceiros e aumentar o volume de vendas. Porém, o tempo para tornar um programa ativo pode variar muito e a contribuição do anunciante é necessária para implementar a tecnologia de tracking e definir como eles querem trabalhar com diferentes parceiros.
Com um pouco de preparação, você pode começar a gerar vendas e aumentar o conhecimento de sua marca através do seu programa de afiliados num piscar de olhos. Aqui, compartilho minhas principais dicas para fazer com que seu programa de afiliados comece a funcionar.
Utilize plugins de rastreamento
A parte mais demorada de tornar o seu programa de afiliados ativo é a integração do rastreamento. Esta também é a parte mais importante do processo. Afinal, o rastreamento é o que mantém um registro de toda a atividade em seu programa, permitindo que você incentive os parceiros a serem recompensados pelas vendas que eles ajudam a gerar e continue incentivando-os a querer fazer isso.
Os plugins de rastreamento também aceleram quaisquer testes técnicos que garantam que seu programa de afiliados esteja pronto para começar a gerar vendas. Isto é importante, pois só podemos lançar um programa de afiliados com 100% de certeza de que o rastreamento está funcionando corretamente. Os plugins garantem isso.
Implemente feeds de produto
Outra parte desafiadora (mas importante) do lançamento de um programa de afiliados é a adição de feeds de produto. O feed de produtos permite aos parceiros encontrar e promover os produtos e serviços de sua marca.
Embora recomendamos que você forneça aos afiliados um feed de produto, ele não é um requisito para o lançamento e pode ser adicionado depois que seu programa de afiliados estiver em funcionamento.
Para criar um feed de produto do zero, você precisa compilar uma lista de todos os produtos vendidos com informações específicas como preço, número do produto, imagem do produto e assim por diante.
Crie gráficos e banners
Além do trabalho técnico, é essencial acrescentar banners e logotipos (chamados de criativos) a seu programa de afiliados para os afiliados possam facilmente promover sua marca. Você pode adicionar tanto criativos genéricos quanto promocionais para eventos sazonais ou especiais.
Algumas redes de afiliados exigem que você faça upload de um criativo padrão para o lançamento do programa. Porém, recomendo a adição de imagens para os próximos eventos também. Isto não só ajuda os parceiros a promover melhor o seu programa de afiliados, como também assegura que a mensagem se alinhe com sua marca.
Decida como você quer executar seu programa
O último obstáculo principal à navegação é como você quer administrar seu programa de afiliados, especialmente no que diz respeito a como comissionar ou recompensar parceiros e para a administração geral do programa.
Da perspectiva do comissionamento, é importante compreender suas margens para que você possa determinar uma recompensa justa para os afiliados que conduzem vendas e tráfego para seu site. Em termos de gestão, você precisa considerar os tipos de parceiros com os quais deseja trabalhar e como.