Logo E-Commerce Brasil

Como funcionam os comparadores de preços para e-commerces?

Comparadores de preço são excelentes ferramentas porque dão aos donos de e-commerces a oportunidade de ficar cara-a-cara com a concorrência, deixando a decisão de compra mais simples para o consumidor. Eles são também são uma excelente chance de angariar novos clientes e aumentar ainda mais as suas vendas.

Se você não entende muito bem do assunto, este texto vai explicar como os comparadores de preço funcionam e quais benefícios você pode tirar deles. Confira!

O que são comparadores de preço?

Comparadores de preço são sites que pesquisam e exibem os valores de um mesmo item em diferentes lojas virtuais. Eles coletam das lojas participantes várias informações de produtos para serem exibidas na página de resultados, respondendo o critério e palavra-chave buscada pelo comprador.

Deste modo, compradores conseguem comparar, em uma mesma página, as várias opções de produtos e preços, além de serviços de entrega, de diversas lojas virtuais diferentes. O consumidor tem a possibilidade de escolher facilmente a empresa que oferece o melhor valor ou serviço.

Para os proprietários de e-commerces, os comparadores de preço representam uma oportunidade excelente para apresentar seus produtos a consumidores bastante interessados na compra.

Isto porque o público destes sites não costuma ser pessoas que simplesmente estão navegando por páginas aleatórias: quem usa um comparador de preço é aquele usuário que já decidiu que vai comprar e está apenas procurando pela melhor oferta.

Quais são as outras vantagens dos comparadores de preços?

Para o consumidor, a vantagem é clara: rapidez e praticidade. Em uma mesma tela, e com poucos cliques, o usuário pode encontrar uma variedade de lojas oferecendo o mesmo produto. Assim, ele pode escolher a oferta que mais combina com o seu orçamento, facilitando a sua decisão de compra.

Para o vendedor, é um canal potencial para venda. Como já dissemos, o consumidor que procura um comparador de preço normalmente já está decidido a comprar e vai se decidir pelo melhor custo-benefício.

Outra vantagem é a de que o vendedor ainda aumenta o número de visitantes em seu próprio e-commerce, uma vez que o consumidor é direcionado para realizar a compra no site da loja que está anunciando.

Comparadores de Preço também transmitem maior credibilidade ao consumidor, o que pode ser interessante para e-commerces novos no mercado ou para marcas não tão conhecidas e consolidadas.

O custo de comparadores de preço

A maioria dos comparadores de preço cobram por clique. Com o CPC, o vendedor paga determinado valor toda vez que um consumidor em potencial clica em seu link.

Existem também comparadores de preço que cobram por ação. No caso do CPA, o vendedor vai pagar uma pequena porcentagem do valor da venda adquirida por meio do comparadores de preço. Os dois modelos funcionam bem, então você tem a opção de escolher o que melhor combina com a sua estratégia de vendas.

Os cinco principais comparadores de preços no Brasil

Buscapé

É um dos maiores comparadores de preço da América Latina e tem mais de 16 milhões de visitantes únicos por mês. O interessante é que o portal tem um canal no Youtube onde faz review de produtos.

Google Shopping

A vantagem é que o produto já aparece nos resultados de busca do Google.

Zoom

Este comparador de preço também vende espaço de mídia dentro de sua newsletter. Você pode ter o seu produto disparado em um e-mail para uma base de 260.000 usuários ativos da ferramenta.

Zura

Este comparador é responsável pelo e-commerce de portais como o Terra, o R7 e o IGshopping. Ele é bastante acessado, tendo cerca de 5,2 milhões de visitantes únicos por mês.

Bondfaro

Ele é bastante confiável, e agrega credibilidade a sua loja virtual. Para anunciar no Bondfaro, você precisa ter 6 meses de anúncios no Buscapé, e ter a sua loja classificada pelo e-bit.