Como expandir meus negócios sem deixar de ser regional?
Com a rotina cada vez mais insana, o dia a dia cada vez mais corrido, compromissos de trabalho, família e etc., uma das coisas que as pessoas mais buscam são produtos e serviços que possam facilitar suas vidas.
Esse é um dos intuitos das tradicionais mercearias de bairro, por exemplo, que deixam ao alcance de uma pequena caminhada tudo que as pessoas podem precisar no cotidiano - desde alimentos e vegetais até produtos de limpeza.
Com o surgimento da tecnologia e seu desenvolvimento acelerado, foi possível desenvolver diversos sistemas que otimizam ainda mais essas atividades. Agora essas mercearias ou mercadinhos podem continuar funcionando no bairro em que se localizam e até mesmo nas regiões próximas com o auxílio da Internet.
A vantagem desse tipo de negócio está, principalmente, na facilidade e praticidade que vende ao consumidor, além do potencial de fidelização. Afinal, dificilmente o cliente deixará de consumir na mercearia do seu bairro, que fica próxima de sua casa, para enfrentar as grandes filas dos supermercados.
Este tipo de negócio assemelha-se ao delivery, mas ao invés de os pedidos serem feitos por telefone, eles também podem ser feitos pela Internet, assim como o pagamento.
Imagine que o consumidor faz, toda semana, uma compra de itens básicos, além de verduras e frutas. Uma vez presente no e-commerce, a mercearia não exige que ele se desloque até o estabelecimento. Assim, o consumidor pode fazer suas compras diretamente do trabalho, pelo celular ou tablet e quando chegar em casa terá todos os itens fresquinhos já entregues.
Além disso, esse tipo de e-commerce permite que as atividades sejam expandidas para toda a cidade e não fique só focada apenas naquele bairro. O alcance do negócio vai depender exclusivamente do investimento possível e do intuito do empreendedor.
Obviamente este tipo de negócio não se restringe apenas às mercearias, mas vale a criatividade e a possibilidade de adaptação. O comércio de moda e acessórios, por exemplo, também pode se adaptar a este modelo.
Existem muitas pessoas que, por conta de trabalho, filhos e cuidados com a casa não têm muito tempo para ir a shoppings e lojas para comprar roupa. Imagine então se uma loja dispõe de um e-commerce e um vendedor “itinerante”.
Pelo site, o cliente escolhe quais roupas deseja provar, especifica tamanhos e cores e marca um horário a partir daqueles que estiverem disponíveis no site, para receber o vendedor com as peças requisitadas.
Vale ainda perguntar ao cliente se o vendedor pode levar outras sugestões. Assim, é possível garantir outras vendas além daquelas que o cliente já escolheu. No horário marcado o vendedor visita a cliente, que prova as peças e decide com quais vai ficar.
O pagamento pode ser realizado via cartão ou o vendedor pode levar um computador e disponibilizar outros meios como o depósito online ou o boleto bancário, por exemplo.
Com este tipo de negócio se atinge uma parcela de clientes bastante específica, mas que pode se mostrar muito vantajosa. Além disso, esse tipo de serviço pode tornar-se um grande diferencial e funcionar de modo a fidelizar o cliente que, dificilmente, encontrará a facilidade em outra empresa.