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Como destacar sua loja virtual em um marketplace

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Como destacar sua loja virtual em um marketplace

Os marketplaces representam um segmento que tem se consolidado bastante no mercado, principalmente pela facilidade garantida aos consumidores, que conseguem encontrar diversas opções de marcas, produtos e serviços em um só lugar.

O recurso também é adotado por grande parte das lojas virtuais que estão há pouco tempo em funcionamento, já que é possível obter muito mais destaque junto aos grandes e reconhecidos varejistas. O marketplace também é o espaço ideal para quem ainda não possui seu próprio site ou para quem deseja expandir seus canais de venda, conquistando mais clientes.

A questão é que, como se pode perceber, o maior benefício dos marketplaces também é o seu grande desafio: em um espaço com tanta concorrência, como destacar uma loja das outras, que oferecem produtos semelhantes aos seus? A gente te ajuda!

Apresente sua loja devidamente ao consumidor

Qualquer consumidor precisa se sentir confiante a respeito de uma loja antes de comprar qualquer produto. No e-commerce, a situação é ainda mais delicada, já que a relação é limitada pela web. Portanto, cabe à empresa disponibilizar ao consumidor detalhes sobre a loja, apontando sua missão e suas responsabilidades – o que ajuda a construir uma boa reputação, fundamental para o cliente.

Descreva seus produtos com capricho e dedicação

A importância de apresentar os produtos através de descrições claras e completas não é novidade alguma. Substitua a descrição “padrão” criada pelos fornecedores por informações originais e detalhadas, procurando, sempre, fornecer todas as características ao consumidor, que não terá a chance de avaliar o produto pessoalmente. Dessa forma, as chances de que o produto seja encontrado pelos usuários será muito maior.

Essa dica, é claro, vale para qualquer e-commerce, pois é sempre necessário dar a devida atenção às descrições. No entanto, ela se potencializa e se torna ainda mais útil em um ambiente de maior competitividade, como é o caso do marketplace. Lembre-se: se o cliente ficar na dúvida, com certeza irá pesquisar por outra loja, que trabalhe com descrições mais completas.

Disponibilize produtos complementares

Uma reclamação bastante comum entre os usuários que compram em marketplaces é a oferta limitada de produtos por cada loja virtual. Nesse caso, é interessante disponibilizar ao consumidor produtos complementares, evitando que ele tenha que comprar em duas lojas diferentes, pagando por dois fretes. Essa limitação também é importante para a decisão de compra, já que muitos usuários só escolhem as lojas que ofereçam um mix mais completo de produtos.

Utilize apenas imagens de qualidade

Esse diferencial é “obrigatório” para a loja que pretende se diferenciar nos marketplaces. Uma foto bonita, bem trabalhada e planejada, é o que mais chama a atenção dos consumidores, até porque, dessa forma, consegue-se visualizar melhor os detalhes do produto, transmitindo mais segurança na hora da decisão de compra. Dê atenção aos detalhes, divulgue imagens em alta resolução e invista em abordagens a partir de diferentes ângulos. Faz toda diferença!

Mantenha um chat online

Disponibilizar um canal de comunicação com os clientes é primordial e, com certeza, representa um grande diferencial entre os concorrentes. Para exercer tal função, priorize os valores do bom atendimento e selecione um profissional que seja capaz de tirar todas as dúvidas dos consumidores, transmitindo confiança a respeito de sua empresa e do produto que ele pensa em adquirir.

Atente-se aos preços praticados pelos concorrentes e analise os seus

Analisar a concorrência é fundamental e, no e-commerce, não poderia ser diferente. É preciso ter em mente que, apesar de outros fatores muito relevantes, como conteúdo e atendimento, o preço ainda é um dos mais poderosos influenciadores na decisão de compra, por isso a comparação e a garantia de oferecer um valor justo aos seus clientes são tão importantes.

Trabalhar em cima dessas estratégias é fundamental, pois elas, com certeza, farão uma grande diferença nos resultados do seu negócio. Comece agora!