Artifício bastante utilizado pelos lojistas, o preço chamariz é uma estratégia na qual o valor de um produto é estabelecido para atrair a atenção do cliente para aquela mercadoria ou, até mesmo, para promover outro item.
A estratégia pode trazer resultados significativos à loja e pode ser estabelecida de várias formas. Uma das mais comuns é utilizar os 99 centavos. Um produto que custa R$ 29,99 exerce uma influência psicológica junto ao cliente e se torna mais atrativo do que R$ 30. Embora o valor pago seja o mesmo, esta prática virou regra básica da precificação.
Outro modelo amplamente utilizado, principalmente no e-mail marketing, é o “a partir de”, no qual vários produtos são anunciados com o preço chamariz do item mais barato. Certamente você já recebeu e-mails de um grande varejista anunciando o lançamento de um filme em várias versões de DVD, com edição para colecionador e blu-ray, mas o valor exibido foi o da versão mais básica do disco.
Entretanto, existe uma nova forma que é tendência mundial: a de utilizar um preço médio como chamariz para oferecer alternativas inclusive mais baratas. Por exemplo, uma loja pode anunciar um livro por R$ 40 para atrair o comprador, e então oferecer a versão digital por R$ 20, ou o box da coleção inteira por R$ 60. É muito mais provável que o cliente se interesse pela versão digital, por ser mais econômica, ou pelo box, por contar com todos os livros por um preço vantajoso.
Esta é uma grande oportunidade a ser explorada, já que é possível aproveitar modelo oferecendo kits, serviços, produtos similares, garantia e outras opções. A maior parte dos e-consumidores compra por ocasião ou impulso, por isso oferecer oportunidades mais interessantes é uma forma de incrementar razoavelmente as vendas.