A primeira coisa é respeitar as regras básicas e seguir as boas práticas de base, como por exemplo:
- Higienização da base: tratar Hard Bounce, Soft Bounce e reclamações;
- Reclamações: através de Feed Back Loops, quando for possível, ou através das respostas diretas dos membros;
- Soft Bounce: analisar a categoria dos Soft Bounces e tratar o que for preciso, como por exemplo: “caixa cheia” e “inatividade por 6 meses”. Este último pode servir de Spam Trap para os ISPs.
- Facilitar o processo de descadastro para evitar reclamações (a visualização do link de decadastrar em cima ajuda muito);
- Tratar os emails enviados para abuse@suaempresa.com.br;
- Corrigir e respeitar as regras de HTML;
- Enviar sua comunicação em Multipart (uma versão HTML e uma versão TEXT);
- Evitar os assuntos com muitos caracteres especiais, palavras SPAM e caixa alta;
- Personalização do assunto e do email (cuidado com a personalização do assunto);
Hoje a interatividade dos membros é muito importante para os ISPs. Quanto mais pessoas interagem em um ISP específico, mais ele considera seu e-mail como interessante, e a consequência disso é uma taxa de entrega maior. Para fazer isso, existem várias estratégias. Aqui eu vou citar alguns pontos que podem se aplicar em qualquer tipo de negócio:
- Realizar teste A/B a cada mensagem enviada. O Teste tem que ocorrer, no pior dos casos, 24 horas antes do envio geral da sua comunicação. Assim você terá dados suficiente para poder escolher o assunto vencedor;
- Realizar mensalmente teste de Layout;
- Tratamento de Ativo e Inativo:
- Você não deve tratar uma pessoa que compra ou abre seu email todos os dias como uma pessoa que nunca comprou ou abriu seu email;
- Definir a noção de inativos, como por exemplo: um inativo é uma pessoa que não interage com meu email há mais de 30 dias;
- O Remetente tem que ser diferente para os ativos e inativos;
- Definir a regra de transferência de inativo para ativo;
- A regra básica seria: quem abre ou clica passa para Ativo. Esta estratégia causa grande problema de entregabiliade e reputação para os Inativos. É preciso criar uma interatividade. Uma estratégia mais avançada seria: o membro abriu/clicou no mínimo 4 vezes nas últimas 10 campanhas.
- Criar um ciclo de reativação para os inativos;
- Email de boas vindas com um Call to Action: se juntamos isso com uma boa comunicação na hora do cadastro, pode ser muito útil. O importante é fazer o novo membro abrir e clicar no email (oferecer incentivo etc….). Se o membro abrir um primeiro email enviado e clicar nele, o ISP interpretará seu e-mail como “interessante” para este membro e a tendência será a de entregar os outros em Inbox para ver o comportamento deste email;
- Pesquisa de qualificação: quanto mais informações você tem, mais você pode personalizar;
- Segmentação demográfica;
- Segmentação Comportamental;
- Conteúdo em função dos interesses;
- Conteúdo em função das compras já realizadas;
- Conteúdo em função da navegação no site.
Isso é somente um exemplo, existem muitas estratégias diferentes para aumentar sua entregabilidade.