
A mudança e os desafios no processo de compra: como aumentar a conversão?
O e-commerce mundial sofreu impactos positivos e negativos com a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020 no Brasil. No setor de turismo, por exemplo, o reflexo foi de aeroportos fechados temporariamente e queda nas vendas de viagens. Já as comidas vendidas por aplicativos apresentaram um “boom” no crescimento de números de pedidos.
Só no Mercado Livre, a venda dos alimentos cresceu 644% na pandemia, de acordo com dados divulgados aqui no E-Commerce Brasil. Além disso, foram mais de 13 milhões de novos consumidores no e-commerce só em 2020, pela pesquisa da Ebit|Nielsen.
[caption id="attachment_111369" align="aligncenter" width="1280"]
Para aumentar a conversão no e-commerce é preciso se atentar, entre outros pontos, às etapas da jornada do cliente.[/caption]
De modo geral, o comércio vem se restabelecendo e o processo de compra do cliente sofreu alterações. De casa, as exigências passaram a ser outras: o atendimento, a prestatividade na resposta e a entrega com segurança são apenas alguns dos fatores que passaram a ter um valor ainda maior.
Diretamente, todo esse processo afeta a jornada de compra do seu público. Dividida em Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do problema, Consideração da Solução e Decisão da Compra, as etapas da jornada exigem maior atenção e fazem a diferença para os fãs de e-commerce na hora da escolha.
Isso importa ainda mais no ambiente digital, uma vez que o cliente não vai até a loja física para ver e escolher o produto de perto. Assim, o processo de compra online passa pelo olhar ainda mais analítico do consumidor.
Da mesma forma, o pós-venda é tão importante quanto a conversão final. Manter a comunicação com o cliente, entender se as expectativas dele foram alcançadas e buscar melhorar o atendimento pode elevar a reputação da sua empresa para que seja até mais recomendada.
