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Como as embalagens em papel podem apoiar o crescimento do e-commerce na Páscoa?

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

Garantir a integridade dos produtos na jornada das vendas online é um desafio que aos poucos tem sido superado pelo varejo. É claro que algumas categorias chamam atenção por exigir maior necessidade de proteção, como os itens de chocolate e, principalmente, os delicados e chamativos ovos de Páscoa, tão procurados nesta época do ano. Com a conveniência do delivery de alimentos via aplicativos, essa categoria não deve ficar de fora do movimento do e-commerce. Nesse cenário, as inovações em embalagens são fundamentais para não comprometer a experiência do consumidor.

As inovações em embalagens são fundamentais para não comprometer a experiência do consumidor.

Aumento das vendas e da comercialização de ovos artesanais

Mesmo com o preço dos ovos até 15% mais alto, o varejo pode ficar otimista, pois a expectativa é de que as vendas em torno Páscoa cresçam 30% em comparação com ano passado, segundo Confederação Nacional do Comércio de Bens de Consumo e Turismo (CNC). Uma boa alternativa para os ovos de Páscoa industrializados são os ovos artesanais, categoria que tem crescido bastante no Brasil e já representa quase metade do volume consumido na Páscoa, segundo a Kantar Ibope Media. Além de ampliar as possibilidades para os consumidores, os ovos artesanais oferecem muitas vezes maior valor agregado na hora de presentear, pois contam com opções personalizadas conforme o gosto do consumidor.

De acordo com uma confeitaria de São Paulo, 70% dos pedidos de ovos artesanais são feitos de maneira online e, por isso, exigem um bom planejamento na logística de entrega, a fim de evitar as perdas. Quando o assunto é embalagem, vemos que aquelas que são primárias foram bastante aprimoradas ao longo dos anos, mas ainda há um desafio para transportar esses ovos. Sejam eles artesanais ou industrializados, é preciso investir em embalagens secundárias que protejam, de fato, o produto.

A importância das embalagens

Uma alternativa muito simples e disponível no mercado brasileiro, tanto para grandes varejistas quanto para pequenas confeitarias, são as soluções de proteção feitas em papel. São produtos desenvolvidos para ocupar os espaços vazios dentro das caixas. O papel pode ser manuseado e disposto de maneira que irá preservar e proteger a integridade dos produtos frágeis contra os efeitos adversos de possíveis choques ou vibrações durante o ciclo do transporte.

As soluções em papel podem ser usadas sob demanda, por meio de um equipamento, ou então já adquiras prontas para uso. Além de colaborar com a redução de perdas e todos os insumos utilizados na produção de um ovo de Páscoa, as soluções em papel apoiam a circularidade da indústria, tendo em vista que o papel utilizado pode ser reciclado ou então ser destinado à reciclagem após o uso.

Além desses benefícios, diante de uma data tão presenteável como a Páscoa, garantir a integridade do produto em sua forma e sabor é essencial para que a experiência do cliente seja muito positiva, fator o que tem tudo para ampliar a confiança na marca e, assim, gerar fidelização.