Como aplicativos podem ajudar nas vendas do seu e-commerce B2B
Ao contrário do que se esperava com o avanço da vacinação da Covid 19, o e-commerce continuou crescendo no Brasil no primeiro semestre de 2021. De acordo com dados da NeoTrust as vendas no digital, entre janeiro e março, atingiram R$ 35,2 bilhões. Um aumento de 72% em comparação ao mesmo período em 2020.
Esse crescimento do comércio eletrônico mostra o quanto o comportamento do consumidor mudou após a Covid-19. Claro, esses números tendem a cair com a retomada dos comércios, mas isso não significa que os e-commerces perderão força.
O desenvolvimento do e-commerce foi apenas o primeiro passo para a digitalização do processo de compra, seja B2C ou B2B. As novas formas de pagamento, como Pix ou até mesmo a utilização de inteligência artificial para auxiliar o usuário no processo de compra é uma das grandes inovações que essa transformação causou.
E por mais que você possa ter um e-commerce super desenvolvido e funcional, é importante pensar em novas formas de alcançar o seu usuário. E aqui eu te digo o quanto aplicativos podem ser explorados para isso.
Os aplicativos já são tecnologias muito comuns no B2C, mas ainda é pouco explorada como uma força de vendas no B2B ou possui funções muito básicas e desatualizadas.
Assim, como o e-commerce, a pandemia também fez com que o número de download de aplicativos crescesse, chegando a um aumento de 50% em 2020 no Brasil, segundo dados da AppFlayer.
Outro estudo feito pelo Google em parceria com o The Boston Consulting Group (BCG), em 2017, já mostrava o quanto o mobile influencia na receita das empresas B2B, chegando a 40% de crescimento. Ou seja, o mobile é um grande aliado para esse setor.
Ainda com base na pesquisa do BCG, o uso de aplicativos reduz o tempo de compra, o que consequentemente aumenta a receita e diminui os custos. Além disso, facilita a tomada de decisão e a colaboração entre a equipe — principalmente em aquisições mais complexas, melhorando o tempo de compra em até 20%.
Outro fator que merece atenção é que o aplicativo aumenta a fidelidade dos vendedores. O estudo da BCG mostra que uma experiência positiva no mobile eleva a taxa de recompra e ajuda a manter a fidelidade do parceiro. Mais de 90% dos clientes B2B que relataram uma ótima experiência no aplicativo dizem que estão inclinados a comprar novamente do mesmo fornecedor.
Mas para que fique ainda mais claro para você porque desenvolver ou implementar um aplicativo para o seu e-commerce é um bom negócio, separo os 4 ganhos que você terá com essa solução: