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Como analisar dados para melhorar a performance de Google Ads na Black Friday

Por: Nathália Moreira

Analista de Performance Jr na wap.store

Analista de Performance, graduada em Jornalismo, certificada em Google Analytics e produtos do Google Ads.

Que o comportamento do consumidor tem mudado constantemente nós já sabemos. A grande missão é administrar esse comportamento em eventos importantes como a Black Friday, que é uma potência econômica principalmente para os e-commerces.

Com dados precisos e ferramentas apropriadas para cada negócio, é possível alcançar resultados ainda melhores.

Tratando-se de uma das datas mais importantes para o varejo em geral, entender os obstáculos, as tendências de consumo e as preferências do consumidor, é fundamental para uma maior assertividade.

Como mensurar os dados para melhorar a performance dos seus anúncios no Google Ads?

O Google é um grande aliado do mercado de e-commerce, visto que abrange uma margem de dados muito precisa, com base na inteligência artificial e outras ferramentas, que nos ajudam a entender cada vez mais o comportamento de compra do consumidor.

Diariamente, o Google processa infinitos dados fornecidos pelos próprios compradores através de suas buscas. No período de Black Friday, a realidade não seria diferente.

Durante todo o mês de novembro ou até meses antes, as buscas relacionadas a ofertas e promoções aumentam significativamente. Isso ocorre, pois, muito antes da data, os consumidores já estão de olho nos produtos que desejam comprar ou até mesmo estão se planejando para isso há tempos. De acordo com uma pesquisa do Google, mais de 91% das pessoas pesquisam um produto online antes de comprar na Black Friday.

Muito se fala sobre a antecipação das estratégias para essa Black Friday devido ao comportamento de consumo. Sendo assim, é possível começar a coletar dados de intenção antes mesmo de determinar suas ações.

O Google é a principal plataforma de apoio à decisão do consumidor. Através das campanhas de Google Ads, é possível assimilar os perfis mais predispostos a comprarem um produto. Os insights fornecidos pela ferramenta auxiliam a compreender quais as categorias de termos de pesquisa em que os anúncios foram exibidos e assim avaliar a performance em cada uma.

Categorias de termos de pesquisa

Machine learning

O Google utiliza a inteligência artificial para otimizar tempo e trabalhar de maneira mais eficaz na busca por potenciais compradores, além de fazer previsões e identificar oportunidades, sem que você precise monitorar isso e ganhe tempo. Assim, a máquina trabalha enquanto o foco está em outras frentes.

Segmentos de público-alvo

Os segmentos de público-alvo são um grande aliado na descoberta do perfil de consumidor “ideal”. Eles encontram um potencial cliente com base em seus interesses e comportamentos, que podem ser definidos por:

– segmentos de afinidade;
– segmentos personalizados;
– informações demográficas;
– segmentos semelhantes;
– segmentos no mercado, baseados em suas intenções de compra mais recentes.

Dados demográficos

As informações demográficas também têm um papel fundamental durante a Black Friday. Entender quais regiões tiveram a maior captação nos últimos meses possibilita apostar em ofertas específicas para determinadas localidades, podendo variar uma promoção de região para região, excluir e adicionar novos locais, com base na performance.

Segmentar suas campanhas por regiões de aposta pode ser uma estratégia valiosa para não “desperdiçar” verba.

Google Trends

O Google Trends também pode ser um apoio no momento de analisar o volume de pesquisa. Comparar o período atual com o ano anterior traz diversos insights sobre os termos de pesquisa que tiveram volume e analisa o interesse ao longo do tempo.

Remarketing

Outro grande aliado dos e-commerces no momento de Black Friday é o remarketing. Atuando diretamente no fundo do funil, essa é uma estratégia de campanha que encoraja o usuário a efetuar uma compra da qual em algum momento ele desistiu, abandonando o carrinho, por exemplo. Também é possível subir listas próprias com seus dados coletados para alcançar clientes em potencial com interesses parecidos.

As possibilidades e ferramentas são diversas e com finalidades distintas, mas todas visam melhorar a performance e aumentar as vendas do negócio. Não só na Black Friday como em outras sazonalidades, a análise de dados é um fator primordial antes de qualquer meta. Com dados precisos e ferramentas apropriadas para cada negócio, é possível alcançar resultados ainda melhores.