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Checklist: oito dicas rápidas para impulsionar seu negócio a um mês da Black Friday

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

A Black Friday está logo aí, e sabemos que é uma data importante para quem vende no comércio eletrônico e deseja aumentar seu faturamento.

Porém, não basta só vender, é preciso estar preparado para que, quando chegue o dia ou após as vendas, o empreendedor não tenha problemas como perda de clientes, reclamações, queda de reputação, logística reversa, entre outras.

Dicas rápidas para auxiliar os vendedores que podem ser utilizadas como um checklist para conferir se as ações de seu e-commerce estão próximas ao que será listado.

Com isso, trouxemos algumas dicas rápidas para auxiliar os vendedores que podem ser utilizadas como um checklist para conferir se as ações de seu e-commerce estão próximas ao que será listado.

1. Experiência do cliente: preparando o seu site

É sempre importante reforçar sobre a experiência do consumidor, e quando falamos sobre isso dentro de uma loja virtual, é um fator decisivo para que o possível comprador finalize ou não o seu carrinho.

Portanto, aqueles que detêm um e-commerce próprio precisam se certificar de que o seu site está otimizado para uma experiência de compra rápida e fácil ao verificar a velocidade de carregamento, a navegação intuitiva e a funcionalidade de pagamento, além de um checkout transparente e sem muitas etapas para finalizar o pedido.

É preciso lembrar: o tempo é um fator decisivo para quaisquer situações, principalmente para quem vende através do e-commerce.

Já para aqueles que vendem somente através de marketplaces, as suas preocupações podem ser menores. Afinal, as próprias plataformas se responsabilizam por cuidar da parte de TI de seus sites, principalmente em datas com grande demanda como a Black Friday.

2. Estratégias de promoção

O ponto principal da Black Friday são os seus descontos. Portanto, não é exagero falar que, caso eles não existam, o empreendedor não está participando do evento.

É preciso explorar as melhores estratégias para criar promoções atrativas, como descontos progressivos, pacotes de produtos, brindes exclusivos, utilizar estratégias como curva ABC, unboxing, entre outras.

A Black Friday é a oportunidade de oferecer ofertas irresistíveis e conquistar novos clientes a partir dela e, mesmo com as baixas da data 2022, ela continua sendo uma das mais importantes para aqueles que vendem no e-commerce.

3. Diversidade de meios de pagamento

Caso o empreendedor possua uma loja virtual própria, é preciso disponibilizar uma variedade de métodos de pagamento para atender às preferências dos clientes.

Ou seja, aceitar cartões de crédito, débito, Pix, carteiras digitais e boletos bancários, o que poderá aumentar a conveniência e a taxa de conversão.

Essa parte entra em conjunto com a experiência do consumidor ao pensar que a finalização da compra deve ser feita de maneira transparente, rápida e com um método de pagamento viável ao usuário.

4. Aproveitando marketplaces

Além de uma loja virtual, estar presente em múltiplos marketplaces populares, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e outros relevantes para o negócio, é uma forma de expandir as possibilidades de atingir novos públicos.

Os marketplaces têm uma série de vantagens e, atualmente, temos muitas tecnologias que fazem com que a gestão de estar em multicanais seja facilitada, como hubs de integração.

5. Gerenciamento de estoque eficiente

Em um cenário ideal, o planejamento de estoque do empreendedor para a Black Friday deste ano já deveria estar pronto, já que antecipar garante menos chances de ter problemas com o fornecedor e ter melhores preços.

Porém, é importante certificar-se de que o estoque disponível irá atender às demandas da Black Friday. Em complemento, é necessário utilizar ferramentas de gestão de estoque para evitar gargalos e envio de produtos errados, o que irá resultar em insatisfação para o cliente.

6. Estratégias de marketing digital

O marketing é essencial para trazer mais visibilidade para uma marca com o objetivo de gerar mais vendas.

Sendo assim, criar campanhas de marketing digital direcionadas para a Black Friday, como desenvolver conteúdos nas redes sociais, anúncios tanto para os marketplaces como Google Ads ou Facebook, é necessário para chamar a atenção do consumidor.

Dentre as possibilidades dentro das estratégias de marketing digital, também é necessário a utilização de copywriting, que consiste em usar técnicas em textos para aumentar seu poder de persuasão.

Faltando pouco tempo para a Black Friday, é preciso acelerar a criação de todos esses materiais de marketing. Portanto, o gestor não pode perder tempo e deve elaborar essas estratégias e, se possível, realizar a contratação de freelancers que o auxiliem nessas tarefas.

7. Atendimento excepcional ao cliente

Em um relatório realizado pela Zendesk, chamado Tendências em Experiência do Cliente, foi observado que mesmo as empresas apontando que o atendimento ao cliente é sim importante, os consumidores não conseguem enxergar que as marcas dão o devido valor a isso, com 43% dos brasileiros sentindo que o atendimento é algo secundário para as empresas, enquanto 89% delas concordam que existe uma relação direta entre o desempenho de um negócio e o atendimento ao cliente.

Ou seja, mesmo muitos empreendedores sabendo da importância que o atendimento ao cliente possui, a percepção do consumidor é de que ainda é algo jogado de lado e que precisa ser melhorado.

No caso do e-commerce, em que as vendas ocorrem com menos contato humano e, por vezes, um atendimento é realizado por um chatbot, é ainda mais importante dar atenção a esse departamento para poder se destacar de outras lojas que não fazem o mesmo.

Portanto, o empreendedor deve oferecer um suporte ao cliente ágil e eficiente na data, estar preparado para responder a perguntas, resolver problemas e fornecer assistência durante esse período de alta demanda.

8. Análise de resultados e feedback

Após a Black Friday, assim como em qualquer período de alta demanda, é preciso analisar os resultados das estratégias, da eficiência da sua operação, o tempo de entrega de seus pedidos, os lucros, se teve prejuízos, a performance das promoções, e todas outras questões que afetam o desempenho de um negócio.

Além disso, medir a satisfação dos clientes por meio de feedbacks e avaliações é uma excelente maneira de também identificar áreas de melhoria para futuras campanhas e, assim, possibilitar uma maior chance de escalar nos próximos anos.