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Cases de sucesso do modelo subscription commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O mercado de assinaturas e pagamentos recorrentes no comércio eletrônico continua crescendo. O mercado é bastante promissor para negócios como clubes de bebida, ONGs, entidades filantrópicas, empresas de conteúdo digital, entretenimento, entre outros. Veja abaixo algumas dicas do pessoal da BuyWine e Doare sobre o modelo do subscription commerce (assinaturas).

Por que surgiu a ideia de usar o modelo do subscription commerce?

BuyWine: “Por sermos exclusivamente uma loja online de vinhos, nosso público tem um hábito de consumo muito recorrente. Por isso, ter um clube de vinhos permite que nossos clientes tenham acesso a produtos diferenciados, sem se preocupar em ter que comprar todos os meses. Basta assinar e ficar tranquilo, recebendo seus vinhos em casa, mensalmente”.

Doare: “Para nos diferenciar de nossos competidores e para atender uma demanda específica de nossos clientes. Como trabalhamos com doações, se tornou necessário fazer uso da assinatura para garantir a cobrança de contribuições recorrentes”.

Quais são as vantagens do subscription commerce para o vendedor?

BuyWine: “É muito importante poder oferecer aos clientes uma oportunidade de assinatura, quando o tipo de produto permite. Além de você poder apresentar um diferencial competitivo aos seus clientes. Se um cliente assina para receber seu produto por um determinado período isso significa que ele confia muito na sua loja ou gosta muito do seu produto. Além disso, você também pode ter uma expectativa de faturamento garantido para a sua loja, considerando os assinantes ativos”

Doare: “Além de garantir receita mensal e facilitar o processo de cobrança, no caso da Doare, o subscription commerce faz com que o relacionamento com os clientes seja mais próximo. Por ter um relacionamento mais próximo muitas vezes acabamos prestando outros serviços”.

Quais são as dicas para quem tem um subscription commerce?

Buy Wine: “Não é muito fácil manter um clube de assinaturas. No nosso caso, vinho é vendido por muitas lojas online que também têm clubes de assinatura, mas quais são os diferenciais que farão o cliente assinar aqui e não no outro? Você precisa ter uma seleção de qualidade, produtos exclusivos, mantê-los sempre informados, oferecer vantagens de compra como frete grátis e desconto em compras na loja física ou online, vale compras, convites VIP’s para eventos, participar de decisão das seleções e enfim a criatividade para que seu cliente fique com você por muito tempo”.

Doare: “Trabalhar cuidadosamente com a comunicação da venda, pois detalhes fazem diferença. Pode ser interessante exemplificar o custo de aquisição em proporções diárias (uma assinatura de R$ 60 por mês representa apenas R$ 2 por dia). Também acho importante trabalhar bem os benefícios dos produtos, através de uma abordagem emocional e sedutora”.